PMA mantém ampla estrutura para atendimento de urgência

Saúde
25/03/2010 10h18
Início > Notícias > PMA mantém ampla estrutura para atendimento de urgência

A Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), mantém uma ampla estrutura para garantir assistência à população. Somente a Rede de Urgência e Emergência conta com quatro unidades: o Hospital Nestor Piva (Zona Norte), Hospital Fernando Franco (Zona Sul), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) e a Urgência Clínica e Mental.

O hospital da Zona Norte, localizado na avenida Maranhão, disponibiliza atendimentos especializados, internamento para adultos, urgência, ortopedia, cirurgia e consultas. Entre os meses de dezembro de 2009 e janeiro de 2010 foram atendidos mais de 53 mil pacientes. Os números mais expressivos nesse período são os de consultas realizadas - ao todo 12.002, nas mais diversas especialidades - e de cirurgias, que totalizaram 1.629.

O hospital da Zona Sul passou recentemente por reformas e foi adaptado para abrigar o setor de Urgência Pediátrica. A nova ala funciona com 18 leitos, oito berços e 10 poltronas de observação, além de área de isolamento, específica para pacientes com doenças infectocontagiosas. A estrutura conta ainda com sala de aerossol, com capacidade para atender 15 crianças, e sala de estabilização, com incubadora para atender recém-nascidos. A escala tem três médicos plantonistas e três diaristas.

Além de ser especializado em atender as crianças, o Hospital Fernando Franco oferece acolhimento nas áreas clínica, cirúrgica, de enfermaria, internamento para adultos e crianças e atendimento para cidadãos do interior do Estado. Nos meses de janeiro e fevereiro de 2010, foram atendidos no hospital da Zona Sul mais de 30 mil pacientes.

Clínica Mental

A Urgência Clínica e Mental, que funciona no Hospital São José, oferece atendimento especializado a pessoas com transtornos mentais e tem como principal colaboradores e parceiros os Centros de Atendimento Psicossocial (Caps).

A unidade é hoje referência para pacientes que se deslocam de outros municípios e estados vizinhos à procura de tratamento adequado para transtornos mentais. A Urgência Clínica e Mental oferece consulta clínicas, psiquiátricas e outros procedimentos de urgência. Em janeiro e fevereiro de 2010, a unidade já cuidou de 1.315 cidadãos que precisaram da atenção especializada.

Samu

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência hoje é reconhecido por todos que moram na capital da qualidade de vida. No ano passado, o Samu atendeu 646.374 mil cidadãos, um número expressivo que mostra a eficiência do serviço. Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, a maioria dos atendimentos é decorrente de acidentes no trânsito. Um fato que preocupa a secretaria e atrapalha o trabalho das equipes é a grande quantidade de trotes telefônicos. Só no ano de 2009, a central de atendimento recebeu 26.594 chamadas falsas.

O Samu trabalha diariamente com nove veículos. As unidades são de dois tipos: sete suportes básicos, que funciona com um auxiliar de enfermagem e condutor; e duas unidades com UTI, com uma equipe formada por um médico, um enfermeiro, um auxiliar de enfermagem e o condutor. O serviço tem ainda uma equipe na central de atendimento, que conta com telefonistas e três médicos que dão as primeiras instruções de socorro às vitimas por telefone.

Transporte social

O serviço de transporte social é oferecido aos aracajuanos há sete anos. A Prefeitura de Aracaju leva pessoas que precisam de tratamentos de doenças crônicas - como quimioterapia, fisioterapia e hemodiálise - até os pontos de atendimento. "Nosso objetivo é atender com qualidade as necessidades de todos os cidadãos que utilizam esse serviço. Em apenas oito meses, dobramos nossa estrutura, mas a meta é ampliar ainda mais nossa equipe", explica a coordenadora da Rede de Urgência e Emergência, Elany Bittencourt.

Dados da secretaria mostram que o serviço de transporte social atendeu no ano de 2009 um total de 3.941 usuários e realizou 26.495 remoções. Só nos primeiros dois meses de 2010 foram atendidos 659 usuários e foram feitas 4.245 remoções. O serviço conta hoje com oito carros.

A assistência é preferencial para crianças e idosos, e todos os assistidos passam por uma avaliação da necessidade do serviço. Para fazer parte do programa, os pacientes precisam fazer um cadastro na sede do Samu, localizado na rua Sergipe, 1310, bairro Siqueira Campos. "Temos um orgulho imenso em fazer parte desse sistema que realmente presta uma assistência diferenciada e de qualidade", declara Elany Bittencourt.