Bicicletários estimulam uso da bicicleta

Transporte e Trânsito
07/04/2010 10h39
Início > Noticias > 41018

Vias planas e percursos curtos fazem de Aracaju uma cidade ideal para o uso da bicicleta como meio de transporte. Pensando em incentivar essa prática e contribuir para a melhoria do trânsito e da qualidade de vida da população, a Prefeitura Municipal de Aracaju, (PMA) vem preparando a cidade para os ciclistas.

Além de realizar passeios ciclísticos e ações de educação para o trânsito, a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) implantou bicicletários em pontos estratégicos e tem incentivado a disseminação de espaços apropriados para guardar bicicletas em toda a cidade.

Inaugurados em setembro do ano passado, os bicicletários do Centro já fazem parte do dia a dia do ciclista Blane Silva Santos, que adquiriu o hábito saudável e ecologicamente correto há seis anos. Ele conta que fica tranquilo em saber que pode deixar sua bicicleta em um local apropriado.

"A empresa onde trabalho fica no bairro Siqueira Campos e sempre que venho resolver alguma coisa no Centro venho de bicicleta. Na verdade, faço trabalho de office-boy de bicicleta e fico tranquilo por saber que existe o bicicletário. Ele fica num lugar visível e inibe quem pensa em roubar. Acho bem seguro", comenta.

Edson Santos, frequentador do Centro, também aprova o sistema. "Isso aqui ficou bom mesmo. Uso sempre que venho resolver alguma coisa por aqui", conta.

Ampliação

A coordenadora de educação para o trânsito da SMTT, Marieta Falcão, diz que os bicicletários, hoje presentes nas praças Fausto Cardoso e General Valadão, tendem a se tornar cada vez mais presentes em toda a cidade. "A população está recebendo muito bem. A idéia é ampliar o sistema junto aos grupos ligados a essa idéia e montar uma integração entre os meios de transporte. Pretendemos, inclusive, colocar bicicletários nos terminais. Assim, quem mora próximo não vai precisar pegar mais de um ônibus para ir ao trabalho, por exemplo.

"Aracaju é uma cidade plana, ideal para a utilização desse meio de transporte no dia a dia. É importante que as empresas também invistam em bicicletários. Canso de passar por canteiros de obras e ver várias bicicletas presas em árvores. Mas isso está mudando. Aos poucos, as pessoas estão abraçando a idéia", comemora a coordenadora.