Coqueiral recebe força-tarefa contra a dengue

Saúde
24/03/2010 11h50
Início > Notícias > Coqueiral recebe força-tarefa contra a dengue

A Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), está realizando nesta quarta-feira, 24, uma força-tarefa na comunidade do Coqueiral, bairro Porto D’Anta, para combater o mosquito da dengue. A iniciativa acontece em parceria com a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e o Centro de Referência da Assistência Social (Cras) do bairro. A mobilização vai até as 17 horas e conta com a participação de agentes de saúde e endemias do município, estudantes dos cursos de engenharia ambiental e medicina da Universidade Tiradentes (Unit) e a comunidade local.

O objetivo do mutirão é conscientizar os moradores sobre a importância de não deixar o mosquito da dengue se proliferar na região. “Entramos nas casas, junto com os agentes de saúde e os estudantes, e realizamos um trabalho educativo. Orientamos o morador a não deixar água parada em recipientes, cobrir caixas d’água, cuidar das lavanderias. Também trabalhamos na eliminação dos criadouros e no tratamento químico, quando é necessário. Além disso, fazemos a limpeza de terrenos abandonados e a coleta de lixo”, explica o coordenador dos agentes de endemias do bairro Porto D’Anta, Geferson Santana.

Esse tipo de ação coletiva é desenvolvida desde o ano passado, e se intensifica no período mais chuvoso. “Apesar de o bairro Porto D’Anta ter um índice de infestação baixo, achamos importante promover sempre iniciativas como essa. Hoje essa mobilização social conta com a participação de uma equipe formada por dez agentes de saúde, 15 agentes de endemias e oito estudantes”, destaca a diretora da Unidade de Saúde Eunice Barbosa, Edvânia Silveira.

Envolvimento

A comunidade do Coqueiral reconhece a importância das ações de combate à dengue. “Os agentes estão sempre por aqui orientando todo mundo. Eu já tive dengue e a experiência não foi boa, por isso, faço minha parte, não deixo água parada nas vasilhas e peço aos meus vizinhos para fazer o mesmo”, fala a moradora da comunidade, Maria de Fátima dos Santos.

A força-tarefa também possibilita o contato de estudantes universitários com a comunidade. “Nós trabalhamos para conhecer a real situação da saúde pública em Sergipe. Ter esse contato direto com a população é muito importante para ver de perto quais são as necessidades da comunidade. Estamos todas as quartas-feiras na Unidade de Saúde Eunice Barbosa ajudando no atendimento”, conta a estudante do 1° período de medicina da Universidade Tiradentes, Cinthia Freire.