Nesta quarta-feira, 24, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) deu continuidade às ações do Projeto Lição de Cidadania, desenvolvido em parceria com as escolas com o objetivo de levar ensinamentos sobre as leis de trânsito aos estudantes, através de palestras e distribuição de material informativo.
Desta vez, foram os alunos do Colégio Unificado que tiveram a oportunidade de conhecer melhor a legislação de trânsito. A palestra foi ministrada pela instrutora Selma da Mata e pelo agente de trânsito Alex Rick, que deram ênfase à sinalização. "O respeito à sinalização garante uma convivência harmoniosa no trânsito e assegura a ordem na circulação de motoristas e pedestres", destacou Selma da Mata.
O agente Alex Rick, que no ano passado teve parte da perna decepada por um veículo que trafegava em alta velocidade, citou o seu próprio exemplo. "O desrespeito à velocidade máxima permitida na via e a não observância da sinalização semafórica são grandes causadores de acidentes no trânsito", lamentou. Após a palestra, os alunos puderam tirar dúvidas sobre o trabalho desenvolvido pela SMTT para evitar acidentes.
Capacitação
Além da realização de palestras, o projeto Lição de Cidadania prevê a capacitação de funcionários de unidades de ensino, que passam a atuar como ‘operadores de trânsito' nas proximidades das escolas parceiras, orientando pedestres e condutores de veículos. A idéia é evitar acidentes e transtornos nos horários de entrada e saída dos alunos.
No próximo sábado, 27, no Centro de Educação para o Trânsito, será ministrado o último módulo do curso de capacitação para 30 professores da rede particular de ensino. O treinamento acontece das 8 horas às 12h30.