Representantes da Prefeitura de Aracaju participaram nesta quarta-feira, dia 24, no Centro Administrativo Aloísio de Campos, da terceira reunião da Comissão Municipal de Geografia e Estatística para a preparação da coleta de dados do Censo Demográfico 2010 na capital sergipana. A administração municipal contribuirá com o estudo fornecendo a base cartorária urbana, auxiliando a formação de postos de coleta de informações e divulgando o censo nas comunidades.
O Censo é realizado em todo o Brasil pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) com o objetivo de retratar em extensão e profundidade a população brasileira e suas características sócio-econômicas. "A coleta de dados começará em todo o país no dia 1º de agosto deste ano e para isso estamos mobilizando desde o ano passado todos os nossos parceiros, a exemplo da Prefeitura de Aracaju", informou a chefe da Unidade do IBGE em Sergipe, Adriane Almeida.
Também participaram da reunião membros de diversas instituições da sociedade civil organizada. A Prefeitura foi representada por gestores das secretarias municipais de Educação (Semed), de Saúde (SMS), de Assistência Social e Cidadania (Semasc) e de Planejamento (Seplan). "Temos a colaboração das várias organizações envolvidas, inclusive da Prefeitura, que cedeu espaços e ajudará na divulgação de cada etapa da 12ª edição do Censo", frisou Adriane Almeida.
Proposta
A proposta desta edição do Censo Demográfico é desenhar o retrato de corpo inteiro do Brasil, com o perfil da população e as características de seus domicílios, objetivando revelar aos brasileiros quanto eles são, como são, onde estão e como vivem. "Esses dados serão a base sobre a qual deverá se assentar todo o planejamento público e privado da próxima década", explicou o diretor de Gestão Urbana da Secretaria de Planejamento (Seplan), Juan Cordovez.
Ainda de acordo com Cordovez, dados do IBGE de 2007 revelaram que Aracaju possuía, por exemplo, 520.303 habitantes e densidade demográfica de 2.989,23 habitantes por quilômetro quadrado. "Precisamos ter o espelho atualizado dessas mudanças, para podermos preparar as ações que a Prefeitura tem que implementar, para continuar garantindo um desenvolvimento sustentável para os habitantes", destacou.
Parcerias
Adriane Almeida lembrou que uma tarefa da magnitude de um Censo é impossível de ser executada sem uma sólida rede de parcerias em nível governamental e privado e que, por isso, há colaboradores nas três esferas dos poderes - Executivo, Legislativo e Judiciário. "Além de usuários das informações do Censo, esses poderes apóiam a operação de diversas formas. Esses parceiros externos são também órgãos regionais de estatística, secretarias estaduais e órgãos de planejamento metropolitano", lembrou.
As Comissões Censitárias Estaduais e as Comissões Municipais de Geografia e Estatística, como a que foi montada em parceria com a Prefeitura de Aracaju, são incumbidas de participar da realização do Censo 2010 nos respectivos municípios e estados, colaborando para a realização da pesquisa e incentivando a população a receber o recenseador e responder com exatidão as perguntas do questionário. "A Prefeitura é sempre uma parceira e este ano não será diferente", garantiu Juan Cordovez.