Depois da conclusão das obras de pavimentação executadas pela Prefeitura de Aracaju em parceria com o Governo do Estado na pista principal da região do Matapuã, no Mosqueiro, a vida de quem mora e trabalha no local mudou. Durante cerca de quatro meses, dez homens trabalharam diariamente para asfaltar a via, que tem três quilômetros de extensão.
O investimento direcionado ao serviço de infraestrutura foi de R$ 582.039,41. No local, pessoas que conviveram durante vários anos com uma estrada de piçarra agora comemoram as mudanças. O motorista Antônio Cléverton precisa passar várias vezes pelo local, todos os dias, para transportar materiais de construção.
Segundo Antônio, a pavimentação fez muita diferença. "Esse local estava precisando mesmo de uma melhoria. Antes meu carro ficava todo estragado, gastava muito para fazer a manutenção. Mas agora está ótimo, melhorou bastante. E ainda facilitou meu trabalho", afirma o motorista.
Para o caseiro Genilson Joaquim dos Santos, que utiliza a bicicleta como meio de transporte, a estrada do Matapuã está praticamente irreconhecível após a pavimentação. "Achei muito bom o que a prefeitura fez por aqui. Antes tinha muito buraco e minha bicicleta sofria. Ficou melhor para todos nós", exalta o caseiro de uma chácara local.
Lucro
Quem sente a mesma alegria é Elenice Bispo, mais conhecida como Lena. Ela é proprietária de um bar localizado no final da estrada, à beira do rio Vaza Barris. Lena explica que, após os serviços de infraestrutura realizados no local, seu lucro vem aumentando significativamente.
"Há algum tempo, as pessoas sempre reclamavam do acesso e diziam que só não frequentavam mais meu restaurante por causa disso. Depois da obra, o movimento não só melhorou como eu só ouço elogios nas mesas", afirma a comerciante que mora há mais de 20 anos no local.
Planejamento
De acordo com o diretor de Operações da Emurb, Sandoval Romão Batista, as obras ajudaram a recuperar o acesso aos povoados. "As obras de infraestrutura no Mosqueiro fazem parte do planejamento do DER e da Prefeitura de Aracaju, pois em alguns locais o acesso é mais difícil. Depois do Matapuã, outras vias também deverão ser pavimentadas", antecipa Sandoval.