Programa ‘Horas de Estudo' capacita professores da rede municipal

Educação
25/03/2010 13h39
Início > Notícias > Programa ‘Horas de Estudo' capacita professores da rede municipal

Professores da rede municipal de ensino estão participando, desde o dia 2 de março, do programa ‘Horas de Estudo', componente da política de formação continuada da Secretaria Municipal de Educação (Semed), sob a coordenação do Departamento de Educação Básica (Deba). Os encontros acontecem de segunda a quinta-feira, no Centro Municipal de Aperfeiçoamento e Recursos Humanos (Cemarh), localizado no bairro Siqueira Campos, tendo como objetivo principal a formação continuada e capacitação dos professores.

"Esse ano as ‘Horas de Estudo' vem com a proposta temática ‘Leitura e escrita: compromisso de todos' e objetiva contribuir para melhoria efetiva da qualidade de ensino da rede municipal através dessas duas competências fundamentais para todos os educadores", afirmou o diretor de Educação Básica da Semed, Evilson Nunes.

De acordo com a articuladora de artes e professora da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Presidente Vargas, Zanandreia Rocha, o programa possibilita aos professores momentos de discussão sobre suas práticas pedagógicas em grupos de estudo de modalidades específicas. "É importante dispor dessas cinco horas para que os profissionais da educação se dediquem exclusivamente ao seu aperfeiçoamento e ainda compartilhem estudos com colegas de profissão", ressaltou.

Para a professora da Emef. Manoel Bonfim, Elsie Rolim, o programa é uma oportunidade única de conhecer profissionais da mesma área para compartilhar experiências e dividir conteúdos. "Trabalho com língua inglesa e confesso que adoro minha profissão, sobretudo é imprescindível dispormos de um momento fora do espaço de trabalho para investir no amadurecimento profissional. Isso se torna possível nas ‘Horas de Estudo'", afirmou a professora.

Histórico

O programa ‘Horas de Estudo' constitui-se no principal veículo de formação continuada dos professores Rede Municipal de Ensino de Aracaju, implantado a partir das lutas dos professores durante os anos 80 por uma política de valorização e aperfeiçoamento da profissão docente. O programa é um espaço de discussão permanente das práticas pedagógicas, compartilhamento de experiências, sugestão de material bibliográfico e reposicionamento dos educadores diante das dinâmicas sociais do mundo contemporâneo.

Modalidades

‘Horas de Estudo' acontece através de grupos distribuídos por áreas de conhecimento e modalidades de ensino. Entre as modalidades, estão educação especial, ensino fundamental (1ª a 4ª série ou 1º ao 5º ano), educação de jovens e adultos, educação infantil e coordenadores escolares, que compreendem o primeiro segmento do ensino fundamental. O segundo segmento compreende as seguintes modalidades: língua portuguesa, inglês, artes, história, geografia, matemática, ciências, educação física e ensino religioso.