Deque do Banho Doce será novo ponto turístico da Aruana

Infraestrutura
25/03/2010 16h25
Início > Notícias > Deque do Banho Doce será novo ponto turístico da Aruana

Na praia de Aruana, litoral sul da capital, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), está concluindo nesta semana a urbanização do deque do Banho Doce. Orçada em R$ 202 mil, a obra vai proporcionar aos banhistas mais uma opção de lazer, expandindo o potencial turístico da região.

Projetado em aspectos da estética rústica, o deque do Banho Doce será muito em breve um dos mais novos pontos de lazer do litoral aracajuano. Construído em uma área de 212 m², o projeto foi erguido em base de concreto e com revestimento em madeira de lei e eucalipto. No local também foram construídos dois quiosques com cobertura em piaçava para a venda de cocos. A área para banho foi projetada com piso antiderrapante e paginação colorida.

De acordo com a arquiteta do projeto, Angélica Rocha, o objetivo foi proporcionar aos banhistas que diariamente frequentam o local um ambiente agradável de descanso e próprio para o banho com água doce. "A estrutura do deque foi projetada com aspectos rústicos adequado à tradição arquitetônica comum às praias brasileiras. O madeiramento não agride a paisagem litorânea e torna o espaço ainda mais aprazível", ressalta a arquiteta da Emurb.

Paisagismo

O espaço recebeu ainda embelezamento paisagístico com 12 coqueiros adultos em seu entorno. A vegetação primitiva composta por gramíneas e plantas rasteiras foi preservada. A estrutura possui também iluminação cênica na parte inferior, que aliada à madeira empregada, trouxe ainda mais rusticidade à obra. A bica de água doce será revigorada com uma limpeza na tubulação, aumentando o seu fluxo.

Acessibilidade

As ações de promoção da acessibilidade também foram executadas no espaço para facilitar o acesso às pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Os serviços incluem a implantação de uma passagem de nível entre a rodovia e a calçada, a construção de uma rampa de acesso à praia e o madeiramento do deque.

Turismo

De acordo com o presidente da Emurb, engenheiro Paulo Costa, a obra faz parte do plano estratégico do município para a melhoria do potencial turístico do litoral sul da capital. "Além do deque, a construção de 17 quiosques ao longo da rodovia José Sarney vai impulsionar a expansão da zona turística e fortalecer o potencial atrativo da região. A expectativa é de que o local seja bastante visitado por turistas e pela população aracajuana", destaca o engenheiro.