PMA promove Gincana Cultural Intergeracional

Família e Assistência Social
25/03/2010 12h34
Início > Notícias > PMA promove Gincana Cultural Intergeracional

Alegria, emoção e muito brilho tomaram conta de crianças, adolescentes e idosos dos programas sociais com a realização da I Gincana Cultural Intergeracional dos 15 Centros de Referência da Assistência Social (Cras). O evento, promovido pela Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), tem como principal objetivo divulgar a cultura sergipana e descobrir talentos. As atividades foram iniciadas na manhã desta quarta-feira, no Cras Gonçalo Rollemberg Leite, localizado no bairro José Conrado de Araújo

As tarefas distribuídas estão relacionadas desde paródias, poesias, músicas, cantores sergipanos, figuras ilustres, comidas típicas e maquetes ilustrando os pontos históricos de Sergipe. Participaram da gincana crianças, adolescentes e idosos que fazem parte dos Cras que compõem o 4º Distrito que abrange os bairros Porto Dantas, Pedro Averan, Risoleta Neves, além do bairro América.

Talentos

De acordo com a gerente das Ações Socioeducativas da Semasc, Elze Angélica Melo Barreto, esta é a única forma de resgatar a história de Aracaju e integrar crianças, adolescentes e idosos. "A gente trabalha a identidade cultural, o lúdico e, com isso, estimulamos a criatividade, descobrimos talentos entre as três gerações. No entanto, este é o ponto principal desta gincana cultural, que além de apresentar a riqueza cultural que a nossa cidade oferece, os nossos usuários dos programas sociais têm o privilégio de conhecer pessoas ilustres que vêm contribuindo para que o progresso de fato aconteça", destacou a gerente.

Elze Angélica frisou ainda a respeito da política de assistência social como promoção da cidadania. "A política hoje está voltada para a promoção de direitos, fazendo com que crianças, adolescentes e idosos possam conviver no mesmo ambiente, um aprendendo com a experiência do outro. Isso que chamamos de intergeração é o que está acontecendo nessa gincana", completou.

Para o músico e educador social Gladston Batista dos Santos, que há 20 anos vem divulgando a cultura sergipana através da música e do teatro, esse é um momento importante na vida dos usuários dos programas sociais da Prefeitura de Aracaju. "Como cidadão sergipano, esse evento veio resgatar a nossa cultura e mostrar a beleza existente na nossa cidade. Além de conhecer figuras ilustres que fazem a história e as manifestações culturais que estão acontecendo no dia de hoje, podemos presenciar vários tipos de músicas diferentes e resgatar as tradições culturais da nossa gente", ressaltou.

"Uma maravilha, esse é o verdadeiro encontro das gerações, crianças, adolescentes e idosos, todos integrados, alegres e com o mesmo objetivo: ser feliz e desfrutar das belezas que a nossa cidade tem para nos oferecer. A vitória é de todos, somos todos vencedores", disse o integrante do ProJovem Adolescente, Edemilson Dantas, 16, do Cras Gonçalo Rolemberg Leite.

Já a integrante do grupo de convivência do Cras Porto Dantas, Maria Anália de Jesus, 56, aponta a unidade como o ponto de encontro das famílias. "Tudo aqui é festa, é o nosso ponto de apoio, a nossa referência, porque é o espaço onde todos lutam pelo mesmo ideal. Não importa que seja criança, adolescente ou idoso, somos todos cidadãos, e essa gincana só irá fortalecer cada vez mais os vínculos familiares e todos fazem parte dessa família", declarou.

A equipe vencedora desta primeira etapa da gincana cultural foi o Cras Risoleta Neves. O evento se encerra nesta sexta-feira com a participação dos Cras pertencestes ao 1º distrito de Aracaju.