Edvaldo prestigia lançamento de livro de Araripe Coutinho

Agência Aracaju de Notícias
26/03/2010 08h05
Início > Notícias > Edvaldo prestigia lançamento de livro de Araripe Coutinho

Cercado de amigos e admiradores, o jornalista e escritor Araripe Coutinho lançou na noite desta quinta-feira, dia 25, em Aracaju, o livro ‘Obra Poética Reunida', uma compilação de todas as obras publicadas por ele em seus 20 anos de carreira. O prefeito Edvaldo Nogueira participou do lançamento, que aconteceu no Palácio da Cidadania, sede administrativa da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Sergipe (OAB/SE).

Além de poesias já publicadas pelo autor, a coletânea traz também a inédita ‘O Sofrimento da Luz', de 2009, um estudo sobre a loucura. ‘Obra Poética Reunida' é um espelho do pensamento de Araripe Coutinho, refletindo suas dúvidas e certezas acerca de diversos temas, em especial o amor, a morte, Deus e o tempo.

Para Edvaldo Nogueira, o livro - o décimo lançado pelo autor - é mais um presente que Araripe dá ao povo sergipano e àqueles que gostam de poesia. "Araripe é um grande poeta, que fala de angústias, de paixão, da vida e de vários outros temas provocativos. Ele escreve de forma brilhante e é um grande talento da atualidade. Por isso é muito bom vê-lo produzindo e presentenado nossa cidade e nosso povo com mais essa obra, justamente do mês de aniversário de Aracaju", disse o prefeito durante a noite de autógrafos.

Segundo Araripe Coutinho, ‘Obra Poética Reunida' mostra exatamente o que ele é como poeta. "Essa é a minha verdade, o resultado dos meus 20 anos de literatura, uma celebração à palavra. Essa obra é fruto da difícil luta em busca da palavra certa, aquela que traduz da melhor maneira o que se está querendo passar para o leitor. Poesia é a minha vida", destacou o escritor, sem esconder sua paixão pela literatura.

Produção

Araripe iniciou sua carreira literária em 1989, ano em que lançou ‘Amor sem Rosto'. Em seguida vieram ‘Asas da Agonia' (1981), ‘Sede no Escuro' (1994), ‘Passarador' (1997), ‘Sol das Tempestades' (1999), ‘O Demônio que é o Amor' (2002), ‘Como Alguém que Nunca Esteve Aqui' (2005), ‘Do Abismo do Tempo' (2006) e ‘Nenhum Coração' (2008).

De acordo com Edvaldo Nogueira, a profusão de obras poéticas publicadas por escritores aracajuanos é motivo de comemoração. "A produção intelectual da cidade está sendo colocada de maneira muito efetiva. Aracaju é pródiga de bons poetas e Araripe segue essa tradição. Cada um a sua maneira, esses artistas da palavra engrandecem a arte maravilhosa e complexa que é a poesia", completou Edvaldo.

Nascido no Rio de Janeiro, Araripe mora em Aracaju desde 1979 e se considera sergipano. Foi aqui que ele começou a trabalhar e a produzir, tanto no meio do jornalismo quanto na literatura. O escritor estudou Letras e atuou em redações de jornais e revistas, escrevendo colunas e colaborando com vários veículos de comunicação do Estado.

Presenças

Além do prefeito Edvaldo Nogueira, também participaram da noite de autógrafos os deputados federais Albano Franco e Valadares Filho; o presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esportes (Funcaju), Waldoilson Leite; o historiador Murillo Melins; os vereadores Elber Batalha Filho e Chico Buchinho; e os secretários de Estado Jorge Santana (Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico) e Eloísa Galdino (Cultura).