PMA disponibiliza diversos serviços na internet

Comunicação Social
16/02/2011 16h20

Mostrando que caminha junto com os avanços tecnológicos e tendo em vista o compromisso de democratizar o acesso à informação, a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) disponibiliza diversos serviços online. Sem precisar sair de casa, apenas se conectando à internet e dando alguns cliques, a população pode se informar e resolver uma infinidade de questões.

Os principais serviços oferecidos ao cidadão, via web, são o Fala Cidadão, o Portal do Contribuinte e o Portal da Mobilidade. Além desses, algumas secretarias possuem ouvidoria ou núcleos de solicitações de serviços, a exemplo da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) e da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb).

Portal do Contribuinte

O Portal do Contribuinte, ligado à Secretaria Municipal de Finanças (Sefin), é um exemplo dos serviços disponíveis para o cidadão. No site, é possível consultar débitos do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), solicitar certidão negativa, fazer inscrição de empresas e autônomos na prefeitura e obter informações sobre o Emissor de Cupom Fiscal (ECF) municipal.

Os serviços encontrados no portal cobrem hoje mais de 80% das necessidades dos contribuintes de Aracaju. A ideia é que todo tipo de atendimento ao cidadão possa ser feito através da internet, desonerando aquele realizado presencialmente, reduzindo as filas e facilitando cada vez mais a vida da população.

Portal da Mobilidade

Outra importante página da web que oferece serviços online é o Portal da Mobilidade, da SMTT. Através do site, o cidadão pode fazer sua reclamação, sugestão ou denúncia, que é direcionada para a ouvidoria do órgão.

Os usuários do passe escolar podem realizar uma consulta ou bloquear seus cartões, retirar extratos on-line, verificar a tabela de preços e fazer o cadastramento e recadastramento 2011. Os passageiros também podem checar as linhas, horários e itinerários dos ônibus que circulam pela cidade.

Os motoristas podem acompanhar as contestações de multas, consultar a situação do seu veículo, assim como saber onde estão localizados os radares, lombares e fotossensores nas vias. Outras informações de interesse geral também estão disponíveis no portal, como as que dizem respeito às vagas especiais, dados estatísticos de acidentes de trânsito e o Código de Trânsito Brasileiro.

Fala Cidadão

Reafirmando seu caráter essencialmente democrático e comprovando que está sempre aberta à discussão, ouvindo a opinião da população aracajuana, a PMA disponibiliza em seu portal, por intermédio da Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), o Fala Cidadão. O serviço, que possibilita e estimula a participação popular na administração municipal, é o canal direto para que o aracajuano exerça sua cidadania.

Além de poder ser acessado pela internet, em um banner específico localizado no site da PMA, a população pode enviar sua sugestão, reclamação ou denúncia através do e-mail fala.cidadão@aracaju.se.gov.br, pelo telefone 3218-7884, das 8h às 12h e das 14h às 17h30, ou através de uma das 12 urnas distribuídas em pontos estratégicos da cidade. O aeroporto, a rodoviária, o mercado e pontos turísticos da cidade, como a Colina do Santo Antônio, são alguns dos pontos onde essas urnas podem ser encontradas.