Praça Zilda Arns vai estimular atividade física

Infraestrutura
29/03/2010 09h48
Início > Noticias > 41111

Em breve os moradores dos bairros Grageru e Jardins terão uma nova opção para a prática de atividades físicas e uma ampla área de lazer. A Praça Zilda Arns, entre a avenida Silvio Teixeira e a alameda Antônio de Pádua, já está em fase de conclusão. Por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), a Prefeitura de Aracaju implantou um projeto pioneiro na capital sergipana com a inclusão de aparelhos de ginástica adaptados para a população com mais de 60 anos.

Construída em uma área de 7.468 m², a praça recebeu investimentos da ordem de R$ 580.317,05. Antes subutilizado e sem iluminação, o espaço foi cedido pelo Governo do Estado, uma parceria que trará benefícios para os moradores da região. O complexo de lazer, repleto de verde, já se destaca em meio à paisagem urbana.

Balanços, escorregadeiras, gangorras e outros brinquedos vão garantir diversão segura às crianças. A praça possui ainda quiosques, pista de caminhada, estacionamento com 14 vagas, mesas com tabuleiros de damas e xadrez, barras de alongamento, bancos e um elaborado projeto paisagístico e de iluminação.

Tranquilidade

Moradora da Alameda Antonio de Pádua há mais de 10 anos, a aposentada Josefa Silveira, de 68 anos, diz que a construção da praça foi a melhor coisa que aconteceu para os moradores da região. "O local é maravilhoso. Faço minhas caminhadas tranquilamente e, todos os dias, trago meus netos para brincarem aqui, pois o espaço de convivência que falta aos condomínios, a nova praça oferece de sobra", afirma.

Jandira Silveira, 75 anos, moradora da cidade de Frei Paulo, faz visitas frequentes à filha, que mora na avenida Sílvio Teixeira. Ela conta que, durante sua permanência na capital sergipana, adotou como hábito caminhar e relexar ao ar livre. "Agora não preciso ir tão longe para descansar. Estou aqui pela manhã e pela tarde. A prefeitura está de parabéns por ter mandado construir uma praça dedicada às pessoas idosas", comenta. 

Pioneirismo

O projeto da praça é pioneiro em Aracaju na implantação de equipamentos de ginástica específicos para pessoas idosas. Além dos aparelhos, a obra conta com itens de acessibilidade para garantir às pessoas com mobilidade reduzida o acesso ao mobiliário implantado no local. O objetivo da iniciativa é estimular a prática de atividade física entre essa parcela da população.

De acordo com o presidente da Emurb, engenheiro Paulo Costa, houve uma preocupação com a qualidade de vida da população idosa. "Foi feita uma pesquisa muito bem elaborada e, com o resultado, foram instalados 11 modelos de equipamentos, alguns até em quantidade dobrada, para que as pessoas da melhor idade possam se exercitar ao ar livre", declara.

O engenheiro ainda explica que a garantia de acessibilidade também foi um fator de destaque na elaboração do projeto. "Assim como em todas as obras executadas pela Emurb, a Praça Zilda Arns recebeu rampas e piso tátil em toda a sua área, o que demonstra a preocupação da prefeitura em proporcionar o fácil acesso às pessoas com dificuldades de locomoção e mobilidade", afirma.

Árvores

A preservação das árvores existentes no local também é um dos destaques do projeto. "A percentagem de área verde no bairro Grageru é não é proporcional ao número de moradores. Além de novas mudas de árvores, os frequentadores da praça poderão desfrutar de todos os recursos do espaço sob a sombra de coqueiros, mangueiras, cajueiros e pés de jamelão que já existiam no local e que foram podados", conclui Paulo Costa.

Zilda Arns Neumann

Nascida em 1934, Zilda Arns Neumann foi a fundadora e coordenadora internacional da Pastoral da Criança e da Pastoral da Pessoa Idosa, organismos de ação social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Médica pediatra e sanitarista brasileira, Arns recebeu vários prêmios nacionais e internacionais pelo trabalho desenvolvido para a proteção da criança e do idoso. Zilda Arns faleceu em missão humanitária em Porto Príncipe, capital do Haiti, no último dia 12 de janeiro deste ano, quando o país foi atingido por um violento terremoto.

 

Leia mais...

Bairro Jardins ganha complexo de lazer

Prefeito autoriza construção de praça no Jardins