A reurbanização da Orla da Aruana promete transformar a área em mais um importante ponto de visitação turística da capital. No local, a Prefeitura de Aracaju construiu 17 quiosques, que já estão em processo de conclusão. Na etapa atual da obra, cerca de 30 operários trabalham diariamente no calçamento do espaço redor dos quiosques e na implantação de esquadrias, sistema de saneamento e meio-fio. O investimento total ultrapassa R$ 2 milhões em recursos municipais.
Toda a parte externa e interna dos quiosques já foi finalizada. As paredes externas e internas já foram revestidas, janelas e portas assentadas, as pias já foram colocadas e até a iluminação está instalada. "Para concluir esta fase do projeto falta somente a pintura dos quiosques e a jardinagem", afirma o engenheiro fiscal da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Luis José Dias.
Para deixar o local mais bonito será construído um calçadão. Além disso, uma área foi destinada à convivência social. "Depois de concluir a primeira fase, o desafio será a segunda parte, que vai contar com área de estacionamento, espaço de ginástica, recreação infantil, espaço de yoga, jardins, rampas de acesso, quadra de esportes e piso tátil em toda a sua extensão", declara Luis José Dias.
Novidades
No projeto de reurbanização da Orla da Aruana, a grande novidade é a construção de uma ciclovia em toda a extensão da área dos quiosques. "Inicialmente a ciclovia não estava prevista no projeto, mas percebemos a sua importância por todo o incentivo que a prefeitura vem dando à utilização da bicicleta como meio de transporte. Além de proporcionar a todos um belo passeio com mais segurança", informa Luis José Dias.
Para contemplar pessoas com necessidades especiais, o projeto prevê uma ligação entre a praia e o calçadão. "Vamos construir uma grande rampa para cadeirantes, que vai ligar o calçadão à praia, além de uma escadaria", antecipa o engenheiro fiscal.