PMA participa da Conferência Nacional de Educação 2010

Educação
30/03/2010 09h57

A Prefeitura de Aracaju está participando da II Conferência Nacional de Educação (Conae), que acontece desde o último dia 28, em Brasília. O evento segue até esta quarta-feira, 1º de abril, e reúne estudantes, pais, profissionais da educação, gestores, agentes públicos e sociedade civil organizada para a construção coletiva e democrática dos novos rumos da educação brasileira.

Como palestrante de um dos colóquios que integram o Eixo II da conferência, a secretária municipal da Educação de Aracaju, Tereza Cristina Cerqueira da Graça, tratou, na tarde dessa segunda-feira, 29, do tema ‘Emancipação, autonomia e participação popular: desafios na construção da qualidade social e democrática da educação para todos'.

Para Tereza Cristina Cerqueira da Graça, é de extrema importância a participação da população para a consolidação das democracias e para os avanços na gestão pública. "As concepções de gestão democrática e seus modelos, bem como o compromisso dos gestores com o aprendizado do aluno foram tópicos em destaque na palestra, que trouxe como referência o modelo implantado pela Rede Municipal de Ensino de Aracaju, seus pontos positivos e negativos", declarou a secretária municipal da Educação.

Conae 2010

O tema da Conae 2010, definido pela Comissão Organizadora Nacional, é ‘Construindo um Sistema Nacional Articulado de Educação: Plano Nacional de Educação, suas Diretrizes e Estratégias de Ação'. A proposta é discutir os desafios do sistema de educação nacional, analisar os problemas e oferecer propostas de formulação e implementação de políticas públicas, contribuindo para a ação dos poderes públicos.

Os participantes da Conae 2010 estão distribuídos em cinco categorias: delegados eleitos nos estados, por segmentos, com direito à voz e voto nos órgãos da Conferência; delegados natos, com direito à voz e voto nos órgãos da Conferência; delegados por indicação estadual, por setores, com direito à voz e voto nos órgãos da Conferência; delegados por indicação nacional, com direito à voz e voto nos órgãos da Conferência; observadores, com direito à voz nos colóquios.

Segundo a delegada e coordenadora de Gestão Escolar da Secretaria Municipal da Educação (Semed), Maria José Guimarães, a Conae 2010 é de extrema relevância, tendo em vista os temas que estão sendo abordados. "A criação do sistema articulado de educação e as diretrizes para elaboração do Plano Nacional da Educação, que definirá as políticas voltadas para essa área nos próximos anos em estados e municípios, são importantes temas em discussão", disse Maria José Guimarães.

Conferências

Precedendo a Conae, foram realizadas etapas estaduais e intermunicipais da conferência. A Conferência Estadual de Sergipe foi realizada entre os dias 23 a 25 de novembro de 2009, enquanto que a Conferência Intermunicipal da Educação da Grande Aracaju I aconteceu entre os dias 3 e 5 de novembro do ano passado, integrando os municípios de Aracaju, São Cristóvão e Nossa Senhora do Socorro.

A Conferência Intermunicipal da Educação da Grande Aracaju I reuniu delegados, representando segmentos da sociedade civil organizada e dos setores governamentais dos municípios envolvidos. As discussões foram orientadas por um Documento Referência, publicado pelo Ministério da Educação (MEC), que ofereceu o embasamento para os debates e auxiliou os delegados na elaboração de propostas e diretrizes para a etapa estadual.