Prefeito empossa concursados da Assistência Social

Assistência Social e Cidadania
30/03/2010 12h36

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, empossou na manhã desta terça-feira, dia 30, os 210 aprovados no concurso da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), entre eles 55 assistentes sociais, 45 psicólogos e 110 educadores sociais. A cerimônia foi realizada no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Sergipe (OAB-SE).

Este foi o primeiro concurso da história da Semasc. Mais de 20 mil candidatos participaram da prova, que aconteceu no dia 31 de janeiro deste ano. A remuneração mensal chega a R$ 1.611,00 para os aprovados nos cargos de nível superior que cumprirem 42 horas de trabalho por semana. Antes de começar a atuar, os 210 novos servidores municipais vão participar de um curso de capacitação entre os dias 5 e 7 de abril, das 8 às 12 horas, no Hotel Aquarius, na praia de Atalaia.

Segundo o prefeito Edvaldo Nogueira, a posse representa um momento importante para Aracaju, pois a chegada dos concursados é resultado do esforço do município para dotar a Assistência Social das condições necessárias para cumprir seu papel. "Vocês que tomam posse vão passar pelo desafio de enfrentar as desigualdades sociais. Vamos nos esforçar para melhorar cada vez mais a cidade, pois todos juntos queremos fazer de Aracaju um local de inclusão e justiça social", disse.

Ainda de acordo com ele, os novos servidores darão uma grande contribuição ao município. "Havia uma defasagem de profissionais nessa área, principalmente porque cresceram muito os programas de assistência social. Precisávamos de profissionais para fazer cada vez mais por Aracaju e garantir uma assistência social competente, digna e que leve em conta a necessidade de melhorar a vida dos que mais precisam. Pensando nisso é que nós realizamos o concurso", afirmou.

Aprovados

O primeiro a ser empossado pelo prefeito Edvaldo Nogueira foi Leôncio Martins Ribeiro, aprovado para o cargo de educador social, seguido da assistente social Daniela Menezes, da psicóloga Camila Santana Santos e da primeira colocada como portadora de necessidades especiais no cargo de educadora social Edneide Siqueira Bastos Santos.

A psicóloga Camila Santana Santos, formada há dois anos, disse que a Prefeitura de Aracaju valorizou os profissionais de psicologia ao realizar o concurso. "Essa é uma área pouco valorizada e a ação do município prestigiou nossa classe. Parabenizo o município também pela velocidade de convocação e contratação. Entre o concurso e a posse foram menos de três meses", observou.

A também psicóloga Elenilde Correia Santos, formada há um ano, falou da expectativa em iniciar seu trabalho no serviço público. "Desejo realizar um trabalho que possa ajudar as pessoas em situação de vulnerabilidade. Para mim será uma experiência nova trabalhar no setor público, mas estou certa de que farei o meu melhor", enfatizou.

A assistente social Manuela Guedes Santos de Sá, formada há três anos, contou que ser aprovada em um concurso público é uma grande realização profissional. "Já trabalho na área, mas nada se compara a ser aprovado no serviço público. Agora a meta é efetuar bem meu trabalho e prestar um bom serviço à população", disse.

Presenças

Participaram ainda da cerimônia de posse o vice-prefeito de Aracaju, Silvio Santos, os secretários municipais Marcos Cardoso (Comunicação), Bosco Rolemberg (Chefia de Gabinete), Lucivanda Nunes (Administração), além da presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Sergipe (Fetase), Maria Lúcia Moura Santos.