Câmara Municipal de Aracaju comemora 155 anos

Governo
30/03/2010 14h29

A secretária municipal de Governo, Karla Trindade, participou nesta terça-feira, 30, da sessão solene em comemoração ao aniversário de 155 anos da Câmara de Vereadores de Aracaju. A vereadora licenciada representou o prefeito Edvaldo Nogueira e foi convidada a compor a mesa de honra do evento.

Para Karla, relembrar a história da Câmara é exaltar o desenvolvimento da capital sergipana. "Este momento é ideal para refletirmos sobre o papel da Câmara junto à sociedade sergipana e a integração entre a Casa e o povo. Além disso, é sempre honroso lembrar e homenagear os homens importantes que fizeram parte da trajetória e do desenvolvimento de Aracaju", afirmou a secretária de Governo.

Na abertura da sessão, o presidente da Casa, vereador Emmanuel Nascimento, lembrou de nomes importantes que fizeram parte da Casa, incluindo Edvaldo Nogueira, ex-vereador e hoje prefeito de Aracaju. "O Poder Legislativo de Aracaju foi instituído 13 dias depois que a capital foi fundada. Nessa época, apenas oito vereadores se encarregavam de aprovar as leis. Com o tempo, o trabalho da Casa foi evoluindo, até chegar aos dias atuais com sucesso no que faz. Apenas em 2009, aprovamos 1.727 proposituras", ressaltou o presidente.

Aproximação

Para o vice-governador, Belivaldo Chagas, que compareceu à sessão representando o governador Marcelo Déda, todos os cidadãos devem se aproximar cada vez mais do Poder Legislativo. "A Câmara é o local onde as reivindicações do povo são ouvidas. O governador e o prefeito entendem que somente todos os Poderes junto com a sociedade são capazes de construir o desenvolvimento do município", afirmou Belivaldo.

Emmanuel Nascimento também destacou a importância da participação popular e do fortalecimento do legislativo municipal. "Como representantes do povo, temos o dever de fortalecer o poder legislativo. E é em dias como hoje que devemos buscar ainda mais isso, através do incentivo à participação das pessoas. A imprensa é um desses instrumentos a favor da cidadania, e por isso ela é um das homenageadas de hoje", disse Emmanuel.

Publicação

Em homenagem ao aniversário e à história da instituição, os historiadores Jorge Carvalho do Nascimento e Ester Fraga Vilas-Bôas Carvalho do Nascimento produziram o livro ‘Fontes para a História do Poder Legislativo da Cidade de Aracaju'. "Este livro é um documento muito importante que ajudará a compreender o processo de organização da cidade de Aracaju diante da história da Câmara", disse Jorge Carvalho.