Equipe de prevenção de alagamentos atua na avenida Heráclito Rollemberg

Infraestrutura
30/03/2010 16h35

Para facilitar o escoamento das águas pluviais e prevenir alagamentos nos períodos chuvosos, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), está realizando esta semana serviços de limpeza e drenagem na avenida Heráclito Rollemberg, uma das mais importantes vias de acesso ao litoral sul e à zona de expansão da capital.

Uma equipe formada por 12 profissionais trabalha diariamente na desobstrução das grelhas e tubos que compõem a rede de drenagem superficial da avenida. O serviço, que terá duração de 15 dias, faz parte do Programa de Prevenção de Alagamentos, que a Emurb vem realizando desde novembro do ano passado.

A limpeza da rede de drenagem está sendo executada nos dois lados da avenida, no trecho entre o Distrito Industrial de Aracaju - iniciando ao lado da Codise - e a ponte que liga o bairro São Conrado ao conjunto Augusto Franco, totalizando mais de 7 Km de grelhas que serão desobstruídas. Além dos resíduos de formação natural, a equipe detectou a presença de um grande volume de lixo urbano, o principal responsável pela interrupção do fluxo das águas no período chuvoso.

Lixo

De acordo com o presidente da Emurb, engenheiro Paulo Costa, o problema da obstrução das grelhas se dá por conta do lançamento indevido de entulho nas vias da cidade. "Infelizmente a população contribui para o problema, uma vez que todo tipo de lixo é jogado na avenida, causando o entupimento da rede de drenagem e a consequente formação de pontos de alagamentos", explica.

O presidente conta ainda que a Emurb vem realizando esse trabalho preventivo em toda a capital desde o ano passado e destaca a importância da participação popular para reduzir os transtornos. "A quantidade de lixo retirado das grelhas em cinco dias de trabalho é imensa, em sua maioria copos e garrafas plásticas. É importante que a população se conscientize sobre o correto destino do lixo. Assim teremos uma cidade mais limpa e sem problemas ambientais", ressalta.