Nos últimos anos, a população de Aracaju tem percebido uma melhoria significativa quanto ao trânsito. Com o aumento populacional e outros fatores inerentes à expansão urbana, bem como o crescimento de veículos nas ruas, a ocupação responsável do espaço urbano é um desafio cada vez maior para as administrações municipais. Por isso, através da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), a Prefeitura de Aracaju tem investido em ações que visam a melhoria e fluidez do trânsito na cidade.
Uma das mais eficazes é a instalação dos equipamentos de geoposicionamento por satélite (GPS) em todos os ônibus que realizam o transporte coletivo na capital e a criação da Central de Inteligência de Transportes e Trânsito (CITT). A implantação de setores específicos como esse já melhoraram significativamente a qualidade do serviço prestado à população.
Em tempo real, a SMTT monitora toda a movimentação dos ônibus que transportam passageiros nas cidades de Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, São Cristóvão e Barra dos Coqueiros. "Isso evita o descaso com o serviço público. Através de grandes telas, podemos identificar o ônibus que está em repouso, atrasado, quebrado ou fora da rota normal, e assim acionar imediatamente as equipes da Guarda Municipal ou notificar a empresa permissionária", afirma o diretor de Trânsito da SMTT, Orlando Sérgio.
Com as informações precisas e instantâneas recebidas em tempo real através do sistema de GPS, a fiscalização da SMTT é feita com mais eficiência, evitando abusos por parte dos motoristas e até mesmo omissões por parte das empresas permissionárias do serviço público de transporte coletivo. Investimentos em tecnologia avançada como o GPS nos ônibus é uma inovação que existe em poucas cidades, mas em Aracaju já é realidade.
Fluidez
Além das ações precisas sobre as movimentações dos ônibus que fazem o transporte coletivo, os resultados das ações de fiscalização da PMA são sentidos diretamente pela população. "Moro na avenida Francisco Porto há 39 anos e antes o trânsito era um inferno. Agora está ótimo! Antes sempre tinha problema, porque as pessoas estacionavam na minha garagem. Hoje em dia, quando alguém estaciona por aqui, logo aparece a SMTT ", afirma um dos um dos moradores mais antigos da avenida, Antônio Ramos, quando questionado a respeito da proibição de estacionamento na rua onde mora.
Assim como Antônio, milhares de cidadãos aracajuanos já sentem os benefícios oriundos das diversas medidas adotadas pela SMTT para garantir a fluidez do trânsito. Além da Francisco Porto, as avenidas Hermes Fontes e Barão de Maruim também sofreram mudanças significativas, com a proibição do estacionamento.
O motorista José Carmo de Oliveira comemora a atual situação na avenida Hermes Fontes, onde reside com a família. "Foi criada a terceira pista para circulação e isso facilitou muito o deslocamento. Essa medida já devia ter sido tomada há muito tempo, foi bastante positiva", afirma. Na Barão de Maruim, a satisfação popular é semelhante.
Apesar de não poder mais estacionar na avenida, o motorista Josué Paes da Costa concorda com a medida. "Por causa de um táxi parado na via, eu quase sofri um acidente. Espero que todos respeitem a lei e não estacionem na calçada. Senão, os pedestres é que serão prejudicados", disse.
Respeito
A PMA também entende que, nas relações de trânsito, o respeito também é fundamental. Afinal de contas, como qualquer relação social, o trânsito também tem suas divergências e complicações. Por isso, alguns cidadãos em especial merecem espaço privilegiado nessas relações, como por exemplo os idosos e deficientes físicos.
Diante do desrespeito que eles sofriam nas relações de trânsito, a Prefeitura criou medidas para incentivar a cordialidade. A principal delas é o credenciamento que dá direito à ocupação de vagas reservadas em estacionamentos públicos da cidade. Hoje, a cidadania de mais de 12 mil pessoas é garantida através credenciais aparentemente simples.
A coordenadora do projeto de ocupação das vagas, Edla Dias, afirma que as credenciais apresentam duas grandes vantagens em relação aos adesivos. "Uma é a maior dificuldade de fraudá-las e a outra é que ela tem validade em todo o território nacional, enquanto o adesivo só valia aqui na capital", explica.
Transporte
Investir no transporte público é um desafio para qualquer gestão municipal, devido à complexidade que o sistema apresenta. Mas as melhorias já são sentidas ao longo do tempo. Uma das medidas facilmente perceptíveis pelas ruas de Aracaju são os carros novos que o prefeito fez questão de entregar. Somente em 2009, foram entregues mais 100 novos veículos para ajudar a fazer o transporte de milhares de cidadãos.
É algo significativo, porque nunca na história da cidade foi feita uma renovação desta proporção em apenas um ano. "Com a entrega destes 100 ônibus, melhoramos a frota, reduzimos a idade média dos veículos em circulação e a população, principalmente os mais carentes, vão ter ônibus de qualidade, com conforto e segurança", afirma o prefeito Edvaldo Nogueira.
Além disso, a acessibilidade é o ponto chave que faz Aracaju ser o diferencial em relação a outras cidades. Para Cláudio Brito, representante do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência, os novos ônibus dotados de equipamentos de acessibilidade representam um ganho significativo para a população com dificuldade de locomoção.
"A população que utiliza cadeira de rodas fica muito feliz, porque esse é um direito de todos. Como nossa prefeitura trabalha com a inclusão, é mais do que justo que também sejamos incluídos na qualidade de vida do município", enfatiza Cláudio Brito, ao reconhecer as inovações que a PMA tem intensificado para a melhoria do trânsito em Aracaju.