A Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal de Saúde e dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), realizou na manhã desta terça, 31, a quarta e última pré-conferência que antecede a I Conferência Municipal de Saúde Mental. A pré-conferência de hoje aconteceu no Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Liberdade Dr. Wilson Rocha, localizado no bairro Siqueira Campos, e reuniu mais de 250 pessoas.
Nessa pré-conferência foram escolhidos 120 delegados, sendo 75% da saúde e 25% de campos intersetoriais. No processo da conferência são os delegados que decidem através do voto todas as ações políticas na área da saúde mental que vão ser desenvolvidas pela Prefeitura Municipal de Aracaju. O evento é direcionado a gestores, prestadores de serviços, trabalhadores, usuários do Sistema Único de Saúde e população em geral.
Durante as quatro etapas das pré-conferências foram discutidos entre sociedade civil e poder político temáticas sobre saúde mental e políticas públicas acerca de assuntos como: financiamento, recursos humanos, modelo de gestão, protagonismo social, política de álcool e outras drogas, política da infância e da adolescência, direitos humanos e cidadania.
"Fazemos um balanço bem positivo das pré-conferências. Conseguimos integrar todas as unidades do Caps nesse processo, além de mobilizar setores da sociedade como atenção básica, rede de urgência e emergência, INSS, poder judiciário, educação e usuários do SUS", declara a coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial, Mônica Rocha.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Marcos Ramos, a expectativa agora é conseguir políticas públicas que possam de fato intervir com qualidade na atenção psicossocial para quem necessita. "O debate sobre saúde mental vem crescendo em toda sociedade por conta do aparecimento de fatores como o álcool e as drogas, além das patologias da mente. Nossa intenção é garantir que dessa conferência saia políticas públicas sobre a saúde mental que de fato atendam as necessidades da população", disse o secretário.
Programação da I Conferência Municipal de Saúde Mental (sujeita a alterações):
12 de abril
13h - Credenciamento
14h - Abertura/Aprovação do regulamento
16h - Mesa de Abertura
16:30h - Conferência com convidado do Ministério da Saúde/MS - Pedro Gabriel
18h - Apresentação cultural temática
13 de abril
08h - Grupos de Trabalho (máximo de 30 pessoas em cada)
12h - Almoço
13:30h - Plenária Final (Condução: Presidente do CMS, Marcos Luiz)
18h - Encerramento