A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está mobilizada para a realização da I Conferência Municipal de Saúde Mental de Aracaju, a ser realizada nos próximos dias 12 e 13 deste mês. Na última semana de março, as pré-conferências anteciparam o tom democrático que será proporcionado pelo evento maior.
As pré-conferências levaram em conta a divisão territorial da cidade e aconteceram nos Centros de Assistência Psicossocial (Caps) David Capistrano, Jael Patrício, Arthur Bispo e Liberdade. As atividades serviram de discussão preparatória para a conferência, balizando eixos temáticos sobre saúde mental. "Esse é um debate que vem crescendo bastante nos últimos anos, principalmente no quesito álcool e outras drogas. O município de Aracaju se coloca como garantidor desse espaço de discussão onde surgem as demandas da sociedade", diz o secretário municipal de Saúde, Marcos Ramos.
De acordo com uma das organizadoras do evento e profissional da Rede de Atenção Psicossocial (Reap), Simone Barbosa, as pré-conferências foram um verdadeiro sucesso. "A gente de fato conseguiu consolidar o movimento e o exercício do controle social, através da participação dos trabalhadores e usuários, com o levantamento de propostas por quem realmente usa o serviço", afirma.
Durante as quatro etapas das pré-conferências foram discutidos entre a sociedade civil e o poder público eixos temáticos para a saúde mental em diversos níveis: financiamento, recursos humanos, modelo de gestão, protagonismo social, política de álcool e outras drogas, política da infância e da adolescência, direitos humanos e cidadania
As pré-conferências também elegeram os delegados municipais de saúde mental. Eles serão os responsáveis por levar as propostas levantadas nessas etapas preparatórias à conferência, para que sejam amplamente discutidas. "Nós definimos eixos de debate e estabelecemos propostas que vão compor um relatório Este relatório será encaminhado à Conferência Municipal junto à listagem dos nomes dos delegados que foram eleitos. A delegação tem entre seus representantes profissionais de saúde, usuários e familiares", diz o coordenador do Caps David Capistrano, Alessandro Soledade.
Programação da I Conferência Municipal de Saúde Mental (sujeita a alterações):
12 de abril
13h - Credenciamento
14h - Abertura/Aprovação do regulamento
16h - Mesa de Abertura
16:30h - Conferência com convidado do Ministério da Saúde/MS - Pedro Gabriel
18h - Apresentação cultural temática
13 de abril
08h - Grupos de Trabalho (máximo de 30 pessoas em cada)
12h - Almoço
13:30h - Plenária Final (Condução: Presidente do CMS, Marcos Luiz)
18h - Encerramento