Prefeito se reúne com representantes do Pronasci

Agência Aracaju de Notícias
06/04/2010 18h33
Início > Noticias > 41203

Para discutir a implantação de ações na área de segurança pública direcionadas para jovens de 15 a 24 anos em situação de risco, o prefeito Edvaldo Nogueira recebeu nesta terça-feira, 6, a visita de uma comissão formada por representantes do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), do Ministério da Justiça. Na reunião, foi iniciado um processo de articulação de políticas de segurança com ações sociais, priorizando a prevenção e buscando atingir as causas que levam à violência.

"A visita dos coordenadores executivos do Pronasci teve como objetivo fazer uma avaliação do programa e o planejamento de uma ação integrada entre o Governo Federal, Governo do Estado e a Prefeitura de Aracaju. Vamos implementar medidas que aliem segurança e cidadania", afirmou o prefeito.

De acordo com Jorge Quadros, integrante do Pronasci responsável pela modernização das ações policiais, o interesse do grupo é que a prefeitura se reúna com o governo para pensar que projetos serão implementados de forma que o programa efetivamente chegue a Sergipe.

Segundo o coordenador executivo do Pronasci, Francisco Rodrigues, a reunião foi proveitosa. "O prefeito se colocou à disposição e se mostrou totalmente aberto à discussão para a implantação do programa", disse. De acordo com Edvaldo, os locais atendidos pela ação ainda serão escolhidos. "Para definição desses locais, vamos avaliar os índices de violência e de criminalidade, entre outros aspectos", antecipou.

Pronasci

Desenvolvido pelo Ministério da Justiça, o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) é uma iniciativa inédita no enfrentamento à criminalidade no Brasil. O projeto articula políticas de segurança com ações sociais, sem abrir mão das estratégias de ordenamento social e segurança pública.

Entre os principais eixos do Pronasci estão a valorização dos profissionais de segurança pública, a reestruturação do sistema penitenciário e o envolvimento da comunidade na prevenção da violência. Além dos profissionais de segurança pública, o programa tem também como público-alvo jovens de 15 a 24 anos à beira da criminalidade, que se encontram ou já estiveram em conflito com a lei.

Em abril de 2009, foi firmado um convênio de cooperação federativa entre a Prefeitura Municipal de Aracaju e o Ministério da Justiça, formalizando a adesão do município ao Pronasci. A capital sergipana foi a terceira cidade do país a ingressar no programa, que inverte a lógica da segurança pública do país ao estabelecer um pacto federativo e priorizar regiões a partir de um esforço específico da autoridade local na questão da segurança.