Cras promove atividades para inclusão de idosos

Família e Assistência Social
07/04/2010 13h56
Início > Noticias > 41213

Atividades físicas, reuniões socioeducativas e lazer. Essas são as atividades que a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), através do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Professor Gonçalo Rollemberg Leite, oferece para os idosos da comunidade do bairro José Conrado de Araújo, na zona norte da capital.

Todas as quartas, quintas e sextas-feiras, o Centro de Referência atende cerca de 55 idosos em atividades como ginástica, diálogos sobre cidadania, educação, e ainda um forrozinho animado. "Nosso foco é fazer com que os idosos se sintam bem, através de trabalhos que visam melhorar o cuidado com a saúde, com o corpo e principalmente a ocupação da mente e interação social", declara a coordenadora do Cras, Íris Nascimento.

Dona Maria Nete da Silva tem 60 anos, é costureira aposentada e faz exercícios físicos no Cras há seis anos. "Venho toda quarta-feira sem falta. E as atividades têm ajudado bastante a minha saúde. Eu tenho problemas na coluna e a ginástica tem diminuído as minhas dores. Mas o melhor de tudo mesmo é o forró da sexta-feira e as amigas que tenho aqui", conta a bem humorada dona Nete.

Qualidade de vida


Pensando na qualidade de vida e também nas limitações dos alunos, a equipe do Cras prepara uma série de exercícios adaptados. "Antes de iniciar o meu trabalho com os idosos, fazemos uma ficha de cadastro para identificar os problemas de saúde que cada um tem. A partir disso preparo atividades adaptados e aulas dinâmicas, com músicas", explica a professora de educação física Crislany Santos Oliveira.

Antônio Dimas do Nascimento é o único homem que participa dos exercícios físicos, sempre cercado de dezenas senhoras de terceira idade. "Eu faço ginástica há três anos e me sinto muito bem. Aqui a gente melhora a saúde, faz amigos, joga baralho, dama e ainda dança", fala o idoso de 79 anos.