Mais de 20 mil alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental de escolas municipais de Aracaju irão participar do I Concurso Artístico-Literário que está sendo organizado pela Secretaria Municipal da Educação (Semed). Com base no tema ‘Aracaju - lugar onde vivo e quero viver', os estudantes deverão produzir desenhos e textos de diversos gêneros. A ideia é melhorar a qualidade do ensino público e sensibilizar professores e alunos para a valorização da cidade onde vivem.
Durante o concurso, serão revelados talentos nos gêneros desenho, para alunos das classes regulares de 1ª a 3ª séries ou do 1º ao 4º anos; poesia, para alunos das classes regulares de 4ª e 5ª séries ou 5º e 6º anos; e memórias literárias, para alunos das classes regulares de 6ª a 8ª séries ou 7º ao 9º anos e alunos do Projeto de Aceleração do Ensino Fundamental - 2º segmento (5ª a 8ª séries ou 6º ao 9º anos). Para cada um dos gêneros, a escola poderá selecionar e enviar para a Semed até três trabalhos.
De acordo com o diretor de Educação Básica da Semed e organizador do concurso, Evilson Nunes, os trabalhos deverão ser inéditos, não podendo conter textos ou imagens retiradas de internet, livros, revistas ou folhetos. "Queremos desenvolver ainda mais o aprendizado nas salas de aula e despertar o gosto pela literatura, ao passo em que saudaremos a cidade de Aracaju pelos seus 155 anos", explicou o coordenador.
A avaliação dos trabalhos será feita por comissões julgadoras compostas por especialistas em Língua Portuguesa, representantes das escolas da rede municipal de ensino, arte-educadores, designers e artistas plásticos. As comissões terão até o dia 31 de maio para apresentar os resultados. Os vencedores receberão prêmios, como medalhas, aparelhos de som portáteis, celulares, vídeo-game, bicicleta e até computadores. Cada trabalho será orientado por um professor e, no ato da premiação, ambos serão contemplados.