PMA e Conselho Municipal dos Direitos da Mulher realizam eleição

Família e Assistência Social
07/04/2010 15h38
Início > Notícias > PMA e Conselho Municipal dos Direitos da Mulher realizam eleição

A Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), e o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) realizaram nessa terça-feira, dia 6, um fórum para escolha dos representantes da sociedade civil que vão integrar a gestão 2010/2012. O encontro ocorreu na sede da Estação Cidadania, localizada na Praça Olímpio Campos, e contou com a participação de nove entidades não-governamentais, representantes de sindicatos, da Ordem dos Advogados do Brasil - seccional Sergipe (OAB/SE) e de núcleos de estudos de gênero das universidades.

A Federação das Mulheres de Sergipe, Associação Carmelita Tavares, Renascer, Setorial das Mulheres do Partido dos Trabalhadores (PT) e Conselho de Segurança da Soledade foram eleitas para compor a gestão. Já a Federação das Mulheres de Sergipe, Instituto Lélia Gonzalez, Conan Mulher e Movimento Popular de Saúde ficaram na suplência.

Segundo a presidente do CMDM, Cristiani Ludimila Mendes Borges, a escolha dos representantes das entidades não-governamentais tem um significado muito importante para a elaboração das políticas públicas. "A gente procura fazer um processo bem transparente, no qual os representantes de cada entidade não-governamental escolhem a instituição de forma democrática e aberta. Este é um processo que envolve a sociedade civil como um todo, através dos seus representantes, com objetivo de contribuir com a elaboração das políticas públicas voltadas para a mulher", ressaltou a presidente.

Cristiani Ludimila destacou ainda a importância do CMDM e a contribuição dada por ele à sociedade. "Uma das atribuições do Conselho da Mulher é prestar assessoria ao Poder Executivo, emitindo pareceres, acompanhando a elaboração e a execução de programas de governo no âmbito municipal, bem como opinar sobre as questões referentes à cidadania da mulher, além de estimular e desenvolver pesquisas e estudos sobre a produção das mulheres, constituindo acervos e propondo políticas de inserção da mulher na cultura para preservar e divulgar o patrimônio histórico e cultural", disse.

Para a representante da Federação das Mulheres de Sergipe, Maria Teles dos Santos, a eleição é a única forma de legitimar os trabalhos que já vêm sendo feitos pelas instituições não-governamentais. "A gente observa o quanto é importante participar desta eleição, porque além de colocar em prática o trabalho que desenvolvemos na comunidade com as mulheres em situação de vulnerabilidade social, podemos legitimar as ações e elaborar políticas mais eficazes", declarou.

Conselho Municipal da Mulher

O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), criado pela Lei nº 1.161/27/01/1986, é um órgão articulador, consultivo, deliberativo e de assessoramento, vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc). Tem como finalidade promover, em âmbito municipal, políticas públicas que visem eliminar a discriminação da mulher, assegurando-lhe condições de liberdade, igualdade de direitos, bem como sua plena participação nas atividades políticas, econômicas e culturais do município.


Serviço

Conselho Municipal dos Direitos da Mulher
Endereço: Praça Olimpio Campos, nº 208, Centro. Aracaju/SE. CEP: 49.010-040
Telefone: 3179-1355/3826
E-mail: conselho.mulher@aracaju.se.gov.br