PMA intensifica limpeza de canais nos bairros da cidade

Serviços Urbanos
07/04/2010 17h28
Início > Notícias > PMA intensifica limpeza de canais nos bairros da cidade

Com a previsão de fortes chuvas, a Prefeitura de Aracaju mobilizou equipes para a limpeza dos canais nos loteamentos Santa Clara (bairro Aeroporto) e Costa do Sol (bairro Aruana) e na avenida Pedro Paes Azevedo. O objetivo da atuação é facilitar o escoamento das águas pluviais, que fica comprometido devido ao acúmulo de lama e lixo, prevenindo futuras inundações.

A limpeza dos canais da cidade é feita de três maneiras, de forma a atender demandas específicas de cada localidade: manual, sistema de barragem e mecanizada. Segundo a presidente da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Lucimara Passos, responsável pela atividade, o momento é oportuno para a intensificação das ações.

"Devemos analisar as características de cada bairro, o tipo do canal, a profundidade para poder realizar o serviço adequado e obter um resultado eficaz com qualidade. Neste período em que são previstas fortes chuvas na cidade, as equipes foram reforçadas e executamos a limpeza mecanizada no Aeroporto, a manual na Aruana e o sistema de barragem na avenida Pedro Paes Azevedo", frisa.

A limpeza manual é realizada bimestralmente em todos os canais da capital. Já a mecanizada é executada anualmente, por se tratar de uma ação com máquinas que retiram uma quantidade considerável de material do fundo do canal para facilitar o fluxo da água. "Esse último serviço é utilizado nos canais considerados profundos e onde o acesso da máquina é facilitado, eliminando areia e camadas mais grossas de lama. Inclusive, retirando o lixo que é jogado de forma indevida dentro do canal", destaca o gerente de Limpeza Urbana, José Roberto Gomes.

Técnicas

Além da técnica manual e mecanizada, a Emsurb realiza a limpeza através do sistema de barragem móvel. A técnica retém parte das águas do canal quando a maré seca. A lona acondiciona parte da água, para que a onda provocada pela descarga tenha velocidade suficiente para arrastar toda a sujeita do canal. O lixo fica submerso no fim do canal e depois é recolhido por uma máquina.

Para a moradora da Aruana, Maria Adelaide Souza, a limpeza do canal melhora o ambiente e a vida da população. "A ação previne os alagamentos e o aparecimento de mosquitos. As pessoas precisam parar de jogar lixo dentro do canal, o acúmulo deixa a água presa e pode ser local de criadouro para mosquitos", opina.


Veja mais...
Previsão de fortes chuvas mobiliza PMA