Caminhada marca Dia Mundial da Saúde

Saúde
07/04/2010 18h06
Início > Noticias > 41220

O Dia Mundial da Atividade Física, celebrado no dia 6, e o Dia Mundial da Saúde, comemorado nesta quarta-feira, 7, fazem de abril um mês totalmente dedicado à saúde. Para lembrar as duas datas, a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) realizou esta tarde uma grande caminhada, que saiu da Praça da Bandeira pela avenida Barão de Maruim, entrou na rua de Itabaiana e seguiu até o Mercado Central.

A atividade, que teve como tema 'Mobilidade Urbana' - um dos eixos prioritários da atual administração municipal -, contou com a participação de cerca de 2 mil pessoas, entre integrantes do programa Academia da Cidade, estudantes de escolas públicas e universitários, profissionais da área de saúde e de vários outros segmentos da sociedade. "Nada melhor do que comemorar o Dia Mundial da Saúde com uma caminhada como esta", afirmou o secretário municipal de Saúde, Marcos Ramos.

A ação foi uma promoção da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), Secretaria Municipal de Educação (Semed), Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esportes (Funcaju), Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e escolas estaduais participantes do Programa Saúde e Prevenção nas Escolas.

Segundo os organizadores, a caminhada foi realizada com o objetivo de sensibilizar a população sobre a importância do reconhecimento dos espaços públicos como forma de garantir mobilidade e qualidade de vida. Para eles, a crescente urbanização tem implicado diretamente na saúde e na qualidade de vida das pessoas, que vêm assumindo comportamentos sedentários e uma alimentação inadequada.

Qualidade de vida

Diversas atividades circenses e apresentações culturais, como capoeira e dança de rua, foram desenvolvidas durante todo o trajeto, que contou com a animação de um trio elétrico. "Essa é uma caminhada divertida, uma atividade para estimular ao máximo a prática de atividades físicas no cotidiano", afirmou a coordenadora do Programa de Doenças e Agravos Não-Transmissíveis (DANT), Sayonara Carvalho.

Segundo Sayonara, a atividade faz parte da Semana Nacional de Promoção da Qualidade de Vida. "No caso de Aracaju, a cidade da qualidade de vida, nada melhor que iniciar a semana com uma mobilização dessa natureza", ressaltou. Ela enfatizou ainda que uma das vantagens da capital sergipana é que ela é muito propícia à realização de atividades físicas como caminhadas e passeios ciclísticos.

Mobilidade urbana

O trânsito nos grandes centros urbanos está cada vez mais complicado. Em Aracaju, o número de carros cresce a cada ano e o fluxo, especialmente em horários de pico, torna-se bastante lento. Por esse motivo, "estimular as pessoas a caminhar e a utilizar menos os carros e mais os outros tipos de transporte, como a bicicleta, é importante tanto para a promoção da qualidade de vida, quanto para a melhoria do trânsito na cidade", destacou Marcos Ramos.

Diversas atividades estão sendo desenvolvidas pela PMA no sentido de melhorar a mobilidade urbana. Um dos principais objetivos é incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte alternativo. "Estamos buscando a mobilidade de forma a promover a saúde e a qualidade de vida", informou o secretário.

Participação popular

Moradora do Bugio, dona Lenilde Santos pratica atividades físicas regularmente. Participante do Academia da Cidade desde o início da realização do programa em seu bairro, ela faz caminhadas todas as quartas e sextas-feiras e fez questão de participar do evento. "Essa é uma ótima oportunidade para que a gente se exercite e melhore a nossa saúde e a nossa qualidade de vida como um todo", disse.

Já Wellington Rodrigues, integrante da Academia da Cidade no conjunto Orlando Dantas, acredita que atividades como essa estimulam a promoção da saúde e a adoção de hábitos saudáveis. "A caminhada é muito boa para melhoramos o condicionamento físico. A idade vai chegando e a gente precisa preparar nosso corpo para isso", salientou.