Pensando em antecipar ações voltadas à melhoria da infraestrutura do bairro Coqueiral, a Prefeitura de Aracaju realizou na manhã desta quarta-feira, dia 7, uma reunião com uma comissão de moradores da localidade. Durante o encontro, que aconteceu no Colégio Estadual José Alves Nascimento, localizado na avenida Euclides Figueiredo, ficou definido que a administração municipal fará uma série de visitas para avaliar o que pode ser feito para melhorar as condições de tráfego e habitabilidade.
"A comunidade pediu que analisássemos a possibilidade de aterrar alguns terrenos onde se acumula água da chuva. Propusemos então realizar o escoamento da água acumulada nessas ruas. Já contatamos a Emurb [Empresa Municipal de Obras e Urbanismo] para iniciar esse processo. Na semana que vem faremos novas visitas para definir como isso será feito", informou o secretário municipal de Participação Popular, Rômulo Rodrigues.
Ainda de acordo com o secretário, a conversa com os líderes comunitários da região foi muito produtiva. "Aproveitamos a oportunidade para ouvir essas e outras reivindicações dos cidadãos que ali residem, informações essas que vão nos ajudar a formular e planejar nossas ações", disse.
PAC
As intervenções emergenciais para o Coqueiral devem se somar às outras que a Prefeitura de Aracaju já realiza no bairro através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal. Em Sergipe, o PAC foi lançado oficialmente no dia 26 de julho de 2007, durante solenidade realizada no Centro de Convenções, em Aracaju.
Na ocasião, o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, o governador do Estado, Marcelo Déda, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciaram um investimento da ordem de R$ 98 milhões em obras de saneamento e urbanização nos dois bairros mais carentes da capital: o Santa Maria e o Coqueiral.
Após a conclusão dos serviços, os dois bairros receberão 2.004 novas residências (1.404 no Santa Maria e 600 no Coqueiral), além de infraestrutura completa - drenagem, ruas e avenidas pavimentadas, energia elétrica, água encanada e rede de esgoto. A estimativa é que mais de 60 mil pessoas sejam beneficiadas.