Profissionais da educação infantil recebem nova capacitação da Editora Positivo

Educação
08/04/2010 13h04

Até o final da tarde desta quinta-feira, 8, o auditório do Centro de Aperfeiçoamento de Recursos Humanos (Cemarh), localizado no bairro Siqueira Campos, será espaço de aprendizagem para coordenadores pedagógicos das unidades de educação infantil da rede municipal. É lá onde acontece desde ontem a primeira capacitação do ano promovida pela Editora Positivo, responsável pela implantação do Sistema de Ensino Aprende Brasil em Aracaju.

De acordo com a coordenadora de educação infantil da Secretaria Municipal da Educação (Semed), Maria José Barreto, em seu primeiro dia, a capacitação esteve voltada para professores e suportes pedagógicos. O objetivo é acompanhar e orientar os profissionais na aplicação do material didático disponibilizado pela editora e adquirido pela Prefeitura de Aracaju em março de 2009, na perspectiva de oferecer suporte durante o processo educativo.

"A proposta é tornar ainda mais conhecida a metodologia de ensino utilizada pelo Sistema Aprende Brasil, cujos materiais didáticos já chegaram este ano às 50 escolas de educação infantil do município. Com a entrega, faz-se necessário realizar encontros bimestrais de capacitação com os profissionais para garantir a qualidade do ensino", ressaltou Maria José.

O material didático inclui quatro volumes com o conteúdo adequado para o público-alvo, formado por crianças com idade entre três e cinco anos. Os livros foram elaborados de acordo com a faixa etária e série, seguindo, inclusive, uma linearidade de informações, ou seja, há uma seqüência lógica no desenvolvimento das capacidades cognitiva e intelectual dos alunos. O material traz ainda desenhos e atividades como pintura e recortes, que podem facilitar a absorção do conhecimento pelas crianças.

"Estamos apresentando técnicas facilitadoras e uma adequação dos métodos de ensino utilizados pelos profissionais no ambiente de trabalho. A metodologia das capacitações está de acordo com as necessidades de cada professor, coordenador ou suporte pedagógico, que no momento do encontro expõe suas dúvidas, dificuldades e anseios no que diz respeito à utilização do material", explicou a palestrante e coordenadora pedagógica regional do Sistema de Ensino Aprende Brasil, Maria Cristina Rodrigues.

Avanços

Para a coordenadora da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) José Augusto Savazine, Cristiane Costa, a utilização dos livros e a capacitação profissional representam avanços para o município na área da educação infantil, uma vez que contribuem para o aperfeiçoamento do trabalho pedagógico e possuem metodologia e didática de ensino ideais para a criança.

"A partir dos relatos e experiências vivenciadas em 2009, constatamos que a educação municipal fez uma excelente escolha ao aderir a esse material. As crianças perceberam que os profissionais estavam mais preparados e com isso passaram a se desenvolver melhor na escola. Isso significa que estamos alcançando melhorias significativas", observou a coordenadora, que também é professora de educação infantil.