Obras transformam o bairro Atalaia

Infraestrutura
08/04/2010 16h17

As ruas do bairro Atalaia, nas proximidades do terminal de integração, já estão com um novo aspecto, graças às obras de infraestrutura realizadas pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb). O investimento de aproximadamente R$ 8 milhões vai melhorar o tráfego na região, garantindo conforto e segurança aos pedestres e condutores de veículos.

Desde outubro de 2009, cerca de 50 profissionais trabalham diariamente na execução de obras de terraplanagem, drenagem e pavimentação que transformarão completamente a paisagem urbana do local. Delimitadas pelas avenidas Rotary e Santos Dumont, as ruas Bráulio Costa, José Leite Prado, Napoleão Dórea, Projetada, Manoel Bandeira, Francisco Rabelo, Acrísio Fortes, João Carvalho de Aragão, Jordão de Oliveira, Benin V. Araújo e avenida Poeta Vinícius de Moraes já apresentam mudanças.

No total serão cerca de 7,8 Km de vias beneficiadas. A execução dos serviços tem seguido o cronograma previsto. Segundo o engenheiro Renan Sandes, os trabalhos estão adiantados. "O prazo de execução é de 365 dias, mas pelo estado de adiantamento das obras, a conclusão será bem antes", afirma.

O engenheiro diz que as obras executadas pela empresa vencedora da licitação têm sido acompanhadas efetivamente pela Emurb. "Além de todo o serviço de drenagem e pavimentação, estamos construindo muros de contenção em alguns trechos elevados, o que garantirá segurança à comunidade", ressalta.

Drenagem

De acordo com o presidente da Emurb, engenheiro Paulo Costa, a próxima etapa do serviço será a construção de galerias tubular e retangular na rede de drenagem. "Estamos aguardando a definição da Deso em relação a um desvio da rede de encanamento de água e da Telemar para a transferência da rede de cabo ótico. Assim que essas empresas executarem essa parte, o andamento dos serviços será acelerado", assegura.

O engenheiro ainda destaca que o projeto de urbanização nessas ruas vai resolver problemas históricos de alagamentos. "Em períodos chuvosos o solo ficava bastante instável, causando transtornos aos pedestres e motoristas. Com a conclusão dos serviços, os moradores terão tranquilidade em relação aos efeitos provocados pela chuva e o tráfego de veículos será mais seguro", conclui Paulo Costa.