Período chuvoso aumenta necessidade de proteção à saúde das crianças

Saúde
08/04/2010 17h34

Com o início do outono, caracterizado no Nordeste por clima úmido, quente e chuvoso, as crianças se tornam vítimas de doenças respiratórias. Assim, os pais devem reforçar os cuidados com os filhos pequenos nesta época do ano.

De acordo com a coordenadora do Programa Municipal da Saúde da Criança e do Adolescente, Nadieje Góes, um dos erros mais frequentes em relação à proteção das crianças é o uso de agasalhos. "Os pais agasalham muito os filhos e isso não é bom porque pode causar contaminação por fungos e bactérias", explica.

Cuidados básicos são essenciais para afastar doenças como crises de insuficiência respiratória e meningite. Algumas das recomendações são: manter a casa limpa e arejada, não deixar a criança descalça e estimular a frequente ingestão líquidos, para diluir secreções acumuladas no tórax, principalmente de sucos de frutas ricas em vitamina C, como laranja, acerola e caju. "A casa, além de ser varrida, deve ser limpa com um pano úmido. Não só o chão, como os móveis", ressalta a coordenadora.

Em caso de dúvida ou diante de qualquer tipo de problema de saúde, os pais devem procurar uma das 43 Unidades de Saúde da Família (USF) da Prefeitura de Aracaju, que estão preparadas para atender crianças durante o período chuvoso.