Política de Saúde Bucal de Aracaju recebe prêmio nacional

Saúde
09/04/2010 17h39
Início > Notícias > Política de Saúde Bucal de Aracaju recebe prêmio nacional

A política de Saúde Bucal da Prefeitura de Aracaju foi mais uma vez reconhecida nacionalmente. Nesta edição do Prêmio Brasil Sorridente, do Conselho Federal de Odontologia (CFO), a capital sergipana concorreu com outros 22 municípios na categoria relativa às cidades com mais de 300 mil habitantes, ficando com o primeiro lugar. A entrega da premiação, que inclui um consultório odontológico fornecido pela empresa Dabi Atlante, acontecerá no próximo dia 23, na cidade do Rio de Janeiro.

Na tarde desta sexta-feira, 9, os cirurgiões dentistas que atuam na política saúde bucal de Aracaju participaram do sorteio que elegeu o representante do município que irá à entrega do prêmio. O sorteio contou com a presença do presidente do Conselho Regional de Odontologia, Augusto Tadeu Santana; do secretário municipal de Saúde, Marcos Ramos; e da coordenadora do Programa Saúde Bucal de Aracaju, Iucema Santana.

Foi sorteada a cirurgiã dentista da Unidade de Saúde da Família (USF) Oswaldo Leite, Vânia Cristina dos Anjos. "Estou muito feliz, quase não acredito que fui sorteada. Mas tenho certeza que se fosse qualquer um dos presentes, o nosso município estaria bem representado, pois todos trabalham por uma odontologia melhor no município", afirmou a dentista.

A coordenadora do Programa Saúde Bucal de Aracaju, Iucema Santana, atribui a conquista do prêmio ao esforço conjunto de todos que fazem a saúde municipal. "Nada acontece com uma só pessoa, essa vitória é a soma dos trabalhos dos serventes que fazem a limpeza do consultório odontológico na Unidade de Saúde, dos cirurgiões dentistas, dos gestores da Secretaria Municipal de Saúde e de todos que colaboram com o nosso trabalho", pontuou Iucema.

Prêmio Brasil Sorridente

O Prêmio Brasil Sorridente é uma iniciativa do Conselho Nacional de Odontologia. Concedida anualmente, a premiação visa a valorizar os municípios brasileiros que se destacam na implantação de Políticas Públicas de Saúde Bucal. Um total de 26 municípios de 14 Estados concorreram ao prêmio este ano.

O resultado foi divulgado no dia 19 de março, após avaliação feita pela comissão responsável, na sede do Conselho Federal de Odontologia (CFO), em Brasília. Além de Aracaju, as outras cidades contempladas com a premiação foram Gonçalo do Amarante (CE), Horizonte (CE) e Estância (SE).