Na manhã desta segunda-feira, dia 12, o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, empossou o médico sanitarista Antônio Samarone como novo secretário municipal da Saúde, no lugar do cardiologista Marcos Ramos. Samarone, que passou três anos à frente da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), assumiu o novo cargo em solenidade realizada no auditório do Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos.
Apesar de lamentar a saída de Marcos Ramos, o prefeito Edvaldo Nogueira garantiu que os avanços vão continuar na área. "As pessoas mudam, mas o projeto continua o mesmo, que é o de fortalecimento do Sistema Único de Saúde [SUS]. E, nesses últimos anos, nós revolucionamos a saúde pública em Aracaju. A intensificação dos trabalhos da atenção básica está sendo fundamental para a diminuição das filas, inclusive no Hospital de Urgência de Sergipe [HUSE]", afirmou o prefeito.
Edvaldo deixou claro a competência do novo secretário para consolidar as conquistas dos últimos anos e fazer ainda mais na Secretaria Municipal de Saúde. "Como superintendente da SMTT, Samarone fez um grande trabalho. Os dados mostram a melhoria do trânsito na cidade e o sucesso da conscientização promovida pelas campanhas realizadas. Sei que Samarone é a pessoa ideal para continuar o trabalho iniciado por Marcos e que todas as conquistas até aqui registradas serão ainda mais enfatizadas nesse novo desafio", disse Edvaldo.
Para o governador do Estado, Marcelo Déda, o ex-superintendente da SMTT é uma das melhores escolhas técnicas que o prefeito Edvaldo Nogueira já efetivou no município. "Samarone é um dos mais importantes quadros políticos de nossa geração, um companheiro que tem compromisso com o projeto. Na SMTT fez um trabalho corajoso no sentido de trazer civilidade ao trânsito de Aracaju. Agora, como secretário da Saúde, terá todas as condições de fazer um trabalho excelente e terá todo o apoio do Governo do Estado nessa nova empreitada", afirmou o governador.
Planejamento
Depois de finalizar uma destacada e bem sucedida gestão junto à SMTT, com a renovação da frota de ônibus e a criação de medidas que ajudaram a proporcionar maior fluidez ao trânsito da cidade, Samarone enfatiza que tem consciência das dificuldades inerentes à gestão do serviço de saúde pública. No entanto, com trabalho e dedicação, ele garante que mais conquistas serão implementadas nas políticas públicas.
"Edvaldo sabe a dureza da tarefa que está me atribuindo, bem como eu mesmo também sei. Conheço sua proposta de administração e sei que teremos uma maior facilidade nesse sentido. Estou entrando com esperança e já deixo claro que enfocaremos em nossa gestão a prevenção e a humanização do atendimento à população. Nenhum serviço será eficiente se os profissionais não estiverem capacitados e motivados. Estou disposto a ouvir e discutir os pormenores da saúde pública e buscar soluções para os pontos que merecem ainda mais atenção", declarou o novo secretário.
Antônio Samarone também adiantou que o diálogo será priorizado com todas as categorias que fazem a saúde pública do município. "Já conversei com o Sindicato dos Enfermeiros e vamos dialogar ainda mais para buscar consensos. Mas, da mesma forma que vou ajudar a resolver os problemas que ainda persistem, todos devem saber que vou saber isolar aqueles que não querem trabalhar. Não vou passar a mão na cabeça de quem não prioriza o bem-estar da população", adiantou.
Além disso, Samarone também enfatiza que o trabalho da SMS continuará sendo realizado em conjunto com o governo do Estado, como vem sendo feito desde o início da administração de Edvaldo Nogueira. "A Dra. Mônica [secretária de Estado da Saúde] foi minha aluna e também somos amigos, além de companheiros de profissão. Como secretários, não teremos dificuldade alguma em dialogar e agir sempre com base na união, nos bons resultados e no bem estar da sociedade", enfatizou.
Avanços
Ao deixar a SMS, o cirurgião Marcos Ramos destacou que sai com a confiança no sucesso da continuidade do seu trabalho. "Vivemos um momento ímpar na saúde pública de Aracaju. Saio tranquilo porque deixo no meu lugar um colega que trabalha comigo há mais de 30 anos, seja como médico ou como secretário. Nós quebramos paradigmas, pois sempre foi difícil manter bons índices na saúde", afirmou Marcos.
Além disso, ele também resgatou fatos importantes de sua gestão, marcada pelo avanço na atenção básicoa e pelos índices positivos de combate às endemias. "Mudar a informática não foi fácil. Passamos sete meses fazendo capacitação e deu certo. A contratualização que implementamos na rede hospitalar é um dos modelos mais modernos do mundo e nunca se fez tantas cirurgias como fizemos nesse período, incluindo as de alta periculosidade. Sei que Samarone avançará ainda mais em todos os sentidos, pois tem competência para tal", complementou.
Presenças
A concorrida solenidade de posse contou a presença dos mais importantes representantes do mundo político e das entidades médicas de Aracaju. Prestigiaram o evento o secretariado municipal, diversos vereadores, os deputados federais Jackson Barreto e Eduardo Amorim, a primeira-dama do Estado, Eliane Aquino, o secretário de Estado da Comunicação, Carlos Cauê, o secretário de Estado da Casa Civil, Oliveira Júnior, a secretária de Estado da Saúde, Mônica Sampaio, dentre outras autoridades e técnicos da Secretaria Municipal de Saúde.