Uma comissão de moradores do conjunto Costa do Sol, localizado na zona de expansão da capital e afetado pelas chuvas que caem na cidade desde a última quinta, dia 8, foi recebida no final da manhã desta segunda-feira, 12, pela secretária de Assistência Social e Cidadania de Aracaju, Rosária Rabelo, e pela secretária adjunta, Edvaneide Souza Paes de Lima.
Rosária Rabelo informou aos moradores que a Prefeitura de Aracaju está empenhada em prestar assistência às famílias vítimas das chuvas. "Desde hoje cedo, uma equipe da Semasc está mobilizada no sentido de conseguir uma pousada que comporte todas as 72 famílias de forma digna e segura. Iremos resolver a situação e estamos tomando todas as providências necessárias", disse.
Uma sugestão dos moradores foi a locação de imóveis para cada família desabrigada. Sobre a ideia, Rosária Rabelo informou que existe a dificuldade de encontrar moradia, mas conforme as famílias encontrem as residências, devem comparecer com o proprietário para que o município providencie o contrato e o pagamento do aluguel. "À medida que formos encontrando as residências, os moradores serão transferidos", completou a secretária.
Foi acordado ainda que a Semasc irá ficar com uma lista de todos os moradores do conjunto Costa do Sol vítimas da chuva para que, na medida em que as vagas em hotéis ou pousadas forem disponibilizadas, as famílias sejam imediatamente alocadas.
Mudanças
A secretária adjunta da Semasc, Edvaneide Souza Paes de Lima, afirmou que a prefeitura irá disponibilizar caminhões para que as pessoas possam retirar os móveis do local. "Na medida do possível, já que estamos vivendo uma situação emergencial em toda a capital, o município irá fazer a sua parte e ajudar essas famílias da melhor forma possível", frisou.
A dona de casa Vera Fernandes do Amaral, moradora da região há mais de 30 anos, demonstrou alívio ao final da reunião. "Graças a Deus, a prefeitura está sensibilizda com o nosso problema e vai nos ajudar. Agora sei que terei um local seguro e digno para dormir", desabafou.