Peça teatral é atrativo para alunos da Educação de Jovens e Adultos

Educação
13/04/2010 14h47
Início > Notícias > Peça teatral é atrativo para alunos da Educação de Jovens e Adultos

Quando os holofotes do Teatro Lourival Baptista foram acesos na noite desta segunda-feira, 12, uma aula inovadora passou a entreter os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) José Conrado de Araújo, inseridos na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Em companhia de outros estudantes da rede pública, eles assistiram à peça ‘Felicidade conjugal ou quase isso', vencedora do Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz.

Apresentado pelo Grupo Caixa Cênica, o espetáculo é divido em três partes: a primeira é uma adaptação da comédia ‘Lição de Botânica', de Machado de Assis;  a segunda, baseada no conto ‘A brincadeira', do escritor russo Anton Tchekhov; e a terceira é inspirada na peça curta ‘Um tempero mais amargo', do autor norte-americano Eric Bogosian. O tema central aborda, mediante atuação de cinco personagens, as possibilidades de relações conjugais, suas emoções e dilemas.  

Para a professora de história da Emef, Simone Meneses, a possibilidade de incluir a arte ao conteúdo pedagógico tende a estimular a interdisciplinaridade e o exercício de atividades cada vez mais interessantes do ponto de vista dos alunos. "A mensagem transmitida pela peça servirá de tema para as discussões em sala de aula, já que grande parte dos alunos da EJA mantém relações afetivas e se interessam pela abordagem de assuntos do cotidiano. A partir daí, poderemos associar temas de interesse coletivo ao estudo da história", explicou a professora.

A estudante Eliene de Lacerda, 29 anos, que já fez parte de um grupo de teatro, declarou se sentir privilegiada com a iniciativa da Secretaria Municipal da Educação (Semed) em viabilizar a ida dos alunos ao teatro. "Foi uma excelente idéia, que certamente trará bons frutos para a escola, a exemplo do estímulo ao gosto pelas artes cênicas e a utilização das mesmas como instrumento pedagógico", ressaltou Eliene.

Entretenimento

Satisfeito com a adesão das escolas, o diretor do espetáculo Celso Júnior se propôs a oferecer aos jovens e adultos uma nova opção de entretenimento que se diferencia das produções regionalistas e estimula uma visão crítica sobre a realidade social. "A intenção foi mostrar outras formas de diversão e entretenimento. Algo que vai além da programação televisiva, por exemplo. Muitos nunca tiveram acesso ao teatro, o que faz de tudo isso um estímulo às produções artísticas", afirmou o diretor.

Desde o último dia 6, quando o espetáculo ‘Felicidade conjugal ou quase isso' passou a estar aberto ao público no Teatro Lourival Baptista, mais de dez escolas da rede municipal foram representadas pelos seus alunos e professores. Entre as unidades de ensino, estão as emefs Deputado Jaime Araújo, Presidente Vargas, Oviêdo Teixeira e Jornalista Orlando Dantas, sendo que todos os alunos contemplados estão inseridos na EJA.