Saúde municipal esclarece relação entre chuvas e a dengue

Saúde
14/04/2010 10h02
Início > Noticias > 41292

As chuvas abundantes que têm atingido a capital sergipana estão causando interpretações erradas a respeito da proliferação da dengue. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) esclarece que as condições climáticas atuais não contribuem, por si só, para o aumento imediato do número de casos, devido à vazão e ao escoamento rápido de grandes volumes de água. Mesmo assim, a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) continua com os trabalhos de orientação, prevenção e tratamento da doença.

É importante lembrar que o mosquito da dengue prefere colocar seus ovos em água parada. Em situações de enxurrada, o desenvolvimento do inseto fica comprometido. "Apesar disso, a população deve continuar com os cuidados na questão do lixo, uma vez que a água acumulada em pequenos recipientes vazios e pneus pode ser um criadouro em potencial", ressalta a coordenadora da Vigilância Epidemiológica da SMS, Taíse Cavalcante.

Segundo ela, chuvas com inundações favorecem a transmissão de outras doenças, como leptospirose, hepatites A e E, além das diarréias. "O desenvolvimento do Aedes aegypti é acelerado quando temos um clima mais quente. Em temperaturas elevadas, a larva pode levar somente sete dias para se transformar em mosquito. Por outro lado, esse período é elevado para até 30 dias quando o clima está mais frio", afirma Taíse.

Atuação

A PMA está prosseguindo com as atividades de combate à dengue. Além dos trabalhos diários de visita domiciliar realizados pelos agentes de endemias, as ações envolvem também mutirões de limpeza contra a dengue e a força-tarefa. Em parceria com a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), as equipes limpam ruas e terrenos baldios dos bairros, recolhem pneus, entulhos e móveis velhos.

De janeiro a março, quando, por conta do clima quente, foi necessária maior atenção para evitar o aparecimento de novos casos de dengue, a PMA intensificou os trabalhos preventivos. Foram realizados dois Levantamentos de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) para a avaliação da situação em cada bairro e planejamento das ações.

A Prefeitura também trabalhou na intensificação da aplicação do fumacê costal nas áreas de difícil acesso; monitoramento quinzenal dos pontos estratégicos; intensificação do trabalho de campo em hotéis e pousadas na época do Pré-Caju. Somente de janeiro a março foram coletados 12.737 pneus pelas equipes da administração municipal.

Resultados

A agenda de intensificação contou com aplicação do fumacê em sete bairros da capital no primeiro ciclo de trabalho do ano, em parceria com o Governo do Estado; distribuição de cartilhas para todos os agentes comunitários e de endemias; distribuição de fichas para os profissionais de saúde e manutenção de toda a infraestrutura hospitalar e das Unidades de Saúde da Família (USFs).

Nos três primeiros meses do ano, foram realizadas 48 forças-tarefa e 259.030 visitas domiciliares pelos agentes de endemias. A PMA também manteve diálogo com a imprensa sergipana, divulgando semanalmente para a mídia e sociedade dados epidemiológicos e entomológicos da dengue. Foram produzidas também campanhas publicitárias de orientação social.

O trabalho de controle da dengue tem surtido efeito, comprovado pelos dados estatísticos. Desde 2001, os números nunca fora tão positivos. Em comparação com o ano passado, foi registrada uma redução de 96% no número de casos confirmados nesses três meses. Já os casos notificados caíram 92,5%.


Confira a agenda desta semana da força-tarefa:

Dia 14.04 (quarta-feira)
8h _ Força-tarefa no bairro Santa Maria
Concentração: USF Celso Daniel
Supervisor: Dubel (8811.8044)

Dia 15.04 (quinta-feira)
8h_Força-tarefa no bairro Santa Maria
Concentração: USF Celso Daniel
Supervisor: Dubel (8811.8044)

Dia 16.04 (sexta-feira)
8h_Força-tarefa no bairro Coroa do Meio
Concentração: USF Hugo Gurgel
Supervisor: Sérgio (8814.4118)

Dia 17.04 (sábado)
8h_Força-tarefa no bairro Coroa do Meio
Concentração: USF Hugo Gurgel
Supervisor: Sérgio (8814.4118)