As chuvas que continuam ocorrendo em Aracaju exigem uma atuação rápida da administração municipal para resolver os problemas que surgem. Pensando em evitar transtornos à população, a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) colocou em alerta toda a equipe de manutenção da sinalização semafórica.
Segundo Ademar Leite Nascimento, que integra a equipe de manutenção, a cidade possui 120 pontos semaforizados que recebem atenção constante. Com as fortes chuvas, alguns desses pontos - até o momento 16, de acordo com dados da SMTT - apresentaram problemas decorrentes da falta de energia, que interrompe a temporização, ou curto-circuito no equipamento, devido à chuva intensa. Todos foram reparados rapidamente, e nos casos mais problemáticos os equipamentos foram substituídos.
"Neste período chuvoso não temos tido grandes problemas com os semáforos. Isso se deve ao fato de a Prefeitura de Aracaju ter investido na compra de modernos equipamentos à LED, que resistem à ação do tempo", afirma Ademar. Ainda segundo ele, os problemas registrados nos últimos oito dias foram verificados na sinalização antiga, ainda existente em alguns pontos e que está sendo substituída com a aquisição de novos conjuntos semafóricos. "A sinalização antiga utiliza lâmpada comum, que queima com facilidade", explica.
Telefone
Um fator que contribui para a ação rápida da equipe de manutenção semafórica é a colaboração que a SMTT recebe da população. Quando um ponto semaforizado apresenta defeito, o problema pode ser comunicado através do telefone da Ouvidoria - 3238-4646. Assim que o fato é registrado, a equipe da SMTT se desloca para o local indicado e toma as devidas providências.
Alguns 'defeitos', entretanto, são ocasionados pelo desligamento programado do suprimento de energia em determinada localidade para a realização de serviços de manutenção na rede elétrica. Nesses casos, agentes de trânsito são deslocados para orientar os condutores de veículos e pedestres até que a energia seja restabelecida e os semáforos voltem a operar normalmente.