PMA realiza ações emergenciais nos mercados

Serviços Urbanos
14/04/2010 13h27
Início > Notícias > PMA realiza ações emergenciais nos mercados

Para garantir a segurança dos frequentadores dos Mercados Municipais, a Prefeitura de Aracaju vem executando serviços emergenciais para recuperar os danos ocasionados pelas chuvas. A Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), responsável pela administração e manutenção dos mercados, está atuando desde o dia 7 deste mês.

"Colocamos equipes para atender, exclusivamente, demandas geradas pela ação das chuvas, tanto nas ruas como nos mercados", informa a presidente da Emsurb, Lucimara Passos. Segundo ela, levantamentos técnicos diários estão possibilitando a identificação dos serviços que precisam ser realizados e garantindo o atendimento das necessidades mais urgentes. 

No Mercado Augusto Franco estão sendo feitas a substituição da calha central, que foi danificada pelas chuvas, e a recuperação do telhado de fibrocimento existente com manta fria. Na Passarela das Flores, os serviços incluem a substituição e reparos da cobertura de fibra por chapa metálica e a pintura de toda estrutura.

No Mercado Antônio Franco, as equipes da Emsurb realizam a desobstrução e a limpeza de calhas e dutos de descida; o reposicionamento de telhas de alumínio; o retelhamento nos pontos danificados; a substituição de telhas de alumínio; e a colocação de chapa metálica.

Já no Mercado Albano Franco, o telhado está passando por reparos, em especial na área próxima ao relógio, e estão sendo substituídas 80 telhas e 30 cumeeiras de fibrocimento. E no Mercado Thales Ferraz, as equipes trabalham no retelhamento com telha cerâmica e fazem reparos no algeroz.

Mercado Viana de Assis

A Prefeitura de Aracaju interditou o Mercado Viana de Assis, localizado no bairro Santos Dumont, para executar obras e recuperar a estrutura danificada pelas fortes chuvas. No início da manhã, uma equipe esteve presente para fazer o cadastramento dos permissionários e dar orientações.

Segundo Lucimara, o cadastramento visa organizar o comércio no local provisório (Rua Erundina Lopes). "O comércio não será suspenso, apenas passará para outro ponto, já que interditamos o mercado. Por isso, precisamos montar uma logística para acomodar da melhor forma os permissionários, mantendo também o tamanho padrão das bancas, banheiros e limpeza", diz.

A ação emergencial da Emsurb foi tomada após a reunião do secretariado com o prefeito, ocorrida no final da manhã dessa terça-feira, 13. "O mercado está com a estrutura comprometida e, inclusive, há risco de desabamento. O nosso objetivo é preservar a vida e a segurança de todos, por isso faremos a substituição de toda estrutura metálica, a manutenção predial e reformaremos a parte de alvenaria [boxes] e os banheiros", detalha Lucimara Passos.