Ações minimizam efeitos das chuvas no Mosqueiro

Infraestrutura
14/04/2010 17h49
Início > Notícias > Ações minimizam efeitos das chuvas no Mosqueiro

Para minimizar os efeitos das fortes chuvas que têm caído na capital sergipana desde a última quinta-feira, dia 8, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), está realizando serviços emergenciais em várias regiões da cidade. Durante a manhã desta quarta-feira, dia 14, equipes atuaram no Mosqueiro, na zona de expansão do município, principal área atingida pelas chuvas.

Os serviços foram iniciados no último domingo, 11, quando equipes da Emurb detectaram a formação de charcos em diversas áreas do Mosqueiro. Além de possuir uma estrutura geológica propensa à formação de lagoas naturais, a ocupação territorial desordenada, baseada em aterros irregulares, contribui para a formação de charcos nos períodos chuvosos.  

Durante toda a manhã, uma retroescavadeira realizou a abertura de valetas nas ruas A e B do loteamento São Judas Tadeu a fim de facilitar o escoamento das águas. Acompanhando a execução dos serviços desde o último domingo, o presidente da associação de moradores do Mosqueiro, Odilon Gomes Santos, afirma que o trabalho realizado pelo município tem deixado a comunidade mais tranquila.

"A situação é bastante complicada. Temos imóveis que foram construídos irregularmente sobre a rede de drenagem. Também temos casos de moradores que não permitem que as máquinas da Emurb adentrem o terreno, porque temem que, com as valetas abertas, fiquem alagados. Estamos acompanhando a execução do serviço desde o início, apontando os locais mais críticos", conta o líder comunitário. 

Fiscalização

De acordo com o diretor de operações da Emurb, engenheiro Sandoval Batista, além das ações emergenciais, a PMA enviará nesta quinta-feira, 15, uma equipe de fiscalização para investigar as denúncias dos moradores. "Estamos empenhados para minimizar os efeitos das chuvas na região. As valetas que têm sido abertas são uma alternativa de caráter emergencial. As equipes permanecerão na área até que a situação seja resolvida", ressalta Sandoval Batista.