Prefeito anuncia medidas para o Costa do Sol

Agência Aracaju de Notícias
15/04/2010 14h54
Início > Notícias > Prefeito anuncia medidas para o Costa do Sol

Na manhã desta quinta-feira, 15, o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, reuniu-se com os moradores do residencial Costa do Sol e anunciou medidas paliativas e definitivas para solucionar o problema dos alagamentos verificados no núcleo habitacional. O encontro aconteceu no Petroclube e serviu também para avaliar os danos causados aos moradores da localidade pelas fortes chuvas que caem na capital sergipana desde a última quinta-feira, dia 8.

Uma medida emergencial é a construção de um duto que fará o escoamento das águas até o canal da avenida Heráclito Rolemberg. Para a execução dessa obra, foi necessário decretar como áreas de interesse público dois terrenos na vizinhança, além de conseguir, judicialmente, que o duto também passe por dentro do condomínio Residencial Cristal. O juiz substituto da 1ª Vara Federal, Fábio Cordeiro de Lima, deferiu o requerimento formulado pelo Município de Aracaju.

Edvaldo Nogueira também anunciou que acaba de decretar situação de emergência nas seis áreas mais afetadas pela chuva em Aracaju: Residencial Costa do Sol e loteamento Atalaia Sul, no bairro Aeroporto, bairros Santa Maria, Mosqueiro, Coqueiral e Porto Dantas. A medida deve agilizar a liberação dos recursos que estão sendo requeridos pelo município junto aos governos estadual e federal. Até o momento foram contabilizadas mais de 906 famílias desabrigadas na capital, 830 desalojados, quatro feridos, 24 casas destruídas e 324 casas danificadas.

O encontro desta terça foi realizado a convite do prefeito, que na oportunidade ouviu todos os moradores. Embora as residências do conjunto Costa do Sol não tenham sido construídas durante a sua gestão, Edvaldo fez questão de assumir a responsabilidade da prefeitura quanto à resolução dos problemas. "O problema do Costa do Sol já é antigo, mas, como prefeito, tenho a obrigação de resolvê-lo e não vou finalizar a minha administração sem fazê-lo. Por isso convidei todos os moradores e continuarei entrando em contato sempre em busca de soluções consensuais", afirmou Edvaldo.

Durante a reunião, o prefeito enumerou os problemas que fazem com que o conjunto Costa do Sol sofra nos períodos de chuva, embora a Prefeitura de Aracaju invista constantemente na infraestrutura dos bairros. Segundo o prefeito, a principal causa do alagamento na região é a construção desordenada de residências nos terrenos ao redor do Costa do Sol. "Ao redor do Costa do Sol foram construídos vários residenciais, a exemplo do Cristal, que fica em cima do canal por onde antes escoavam as águas da chuva. Por isso, teremos que tomar providências para facilitar a passagem dessa água", explicou.

Providências

Vários problemas ocasionados pelas chuvas em Aracaju já estão sendo resolvidos pela prefeitura. De acordo com o prefeito, a agilidade das ações se deve, principalmente, à criação da Defesa Civil Municipal. Em locais como o conjunto Costa do Sol, a agilidade na remoção dos moradores de forma segura ajudou a evitar tragédias. No entanto, como as famílias que moram no local sofreram prejuízos materiais, o prefeito se comprometeu a dedicar esforços para resolver os problemas já existentes e atuar na prevenção de outros transtornos que possam vir a surgir.

Para acabar de vez com as enchentes no conjunto Costa do Sol, o prefeito anunciou a construção de um novo canal. "O canal que existia antes já foi comprometido pela construção desordenada de residenciais no local. Mas, para contornar a situação, a PMA irá construir outro canal, que deverá desaguar no canal da avenida Beira Mar, evitando enchentes na região. Nessa obra serão investidos R$ 26 milhões", explicou Edvaldo.

No entanto, como a obra deve se alongar, o prefeito pediu compreensão e paciência a todos os moradores e adiantou que ninguém ficará desamparado. "Como as imobiliárias não aceitam contratos temporários, a PMA irá alugar casas pelo período mínimo de um ano. Se a obra demorar mais do que o previsto, rediscutiremos a questão. Mas ninguém ficará sem locais confortáveis para morar até que a situação seja resolvida", garantiu o prefeito.

Além disso, como muitas famílias tiveram prejuízo material, a Defesa Civil entrará em ação para reverter os danos. "Junto com os proprietários dos imóveis, representantes da Defesa Civil farão uma vistoria nos imóveis para avaliar os prejuízos causados pelas chuvas. Faremos o máximo que pudermos para compensar esses danos, assim que o período de chuvas acabar", afirmou o coordenador da Defesa Civil Municipal, Nicanor Moura.

Diálogo

A população que está sofrendo com o alagamento no conjunto Costa do Sol avaliou como positiva a atitude do prefeito Edvaldo Nogueira em convocar todos os moradores do local para uma reunião. De acordo com a diretora do Conselho das Associações dos Moradores das Zonas de Expansão de Aracaju, Karina Drummond, o encontro foi fundamental para esclarecer vários pontos e tranquilizar aqueles que saíram prejudicados com as chuvas.

"Esse momento é único, porque o prefeito se dispôs a falar com a população e ouvir diretamente as reclamações e reivindicações dos moradores. Senti segurança e confiança nas palavras dele e, ao invés de brigarmos, esse é o momento de nos unirmos para encontrar a melhor solução para o problema", afirmou Karina.

"Essa reunião é um fato auspicioso, pois mostra o quanto a Prefeitura de Aracaju está aberta ao diálogo. É em momentos como esse que percebemos o compromisso do prefeito com a resolução dos problemas que afligem a capital. Hoje, há diálogo entre a administração municipal e a população", declarou o funcionário público Milson Barreto, morador do Costa do Sol.

Segurança

Enquanto os moradores do conjunto Costa do Sol estiverem hospedados em hotéis e pousadas da cidade, a Polícia Militar e a Guarda Municipal farão a segurança ostensiva e preventiva das casas que estão fechadas, até que a situação se resolva. "Conversarei pessoalmente com o secretário de Estado da Segurança Pública para que possamos atuar em conjunto na segurança do local", garantiu o prefeito.