Edvaldo resolve impasse de famílias do 18 do Forte

Agência Aracaju de Notícias
15/04/2010 16h42
Início > Noticias > 41316

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, assinou no início da tarde desta terça-feira, dia 15, decreto que declara como de interesse público e social um terreno de 12.370 m² onde está situada a comunidade Boca do Jacaré, no bairro 18 do Forte. A medida evitará o despejo das 220 famílias de baixa renda que residem no local ao permitir que o município negocie com o proprietário a desapropriação da área. O terreno, ocupado há mais de 15 anos pelas famílias, pertence a um particular, que conseguiu na Justiça a reintegração de posse. Aos moradores foram dados 45 dias para deixar o local, prazo que terminaria no dia 8 do próximo mês.

O anúncio que pôs fim ao impasse e à aflição das famílias emocionou os 22 moradores que participaram da reunião com o prefeito no auditório do Centro Administrativo. A dona de casa Maria José Santana Silva, 39, sintetizou em poucas palavras o que sentiu ao ouvir a notícia. "Minha filha agora vai poder ir à escola sem medo de voltar e encontrar a casa derrubada por um trator", relatou.

Segundo Edvaldo Nogueira, a prefeitura se prontificou a resolver a questão mesmo não sendo parte do problema por entender as necessidades dos moradores. "Não estamos fazendo nenhum favor, pois é nosso dever garantir um futuro melhor para quem mais necessita. Fomos notificados oficialmente da ação no último dia 13, mas antes disso já vinhamos nos mobilizando para resolver isso", disse o prefeito.

Ainda de acordo com o prefeito, o documernto assinado será publicado no Diário Oficial de Aracaju o mais rápido possível, para que a Procuradoria do Município possa apresentá-lo no Ministério Público Estadual na audiência da próxima segunda-feira, dia 19, quando a questão voltará a ser discutida.

Para apresidente da Associação de Moradores, Simone Vieira, 35, o sonho de centenas de pessoas está sendo realizado. "Isso aqui é um marco em nossas vidas e o prefeito dá mais uma mostra do seu respeito e do seu compromisso com a melhoria das condições de vida dos mais pobres. Desde o primeiro momento, ele disse que faria o que fosse possível. E fez!", atestou.

Comemoração

O encontro, que foi encerrado com os moradores comemorando o anúncio e comunicando o fato aos familiares, contou com a presença do vereador Valdir Santos e da ex-deputada estadual Tânia Soares, dos secretários municipais de Governo, Karla Trindade, e de Gabinete, Bosco Rolemberg, e dos secretários executivos da Prefeitura Adailton Baptista e Hallysson Souza.

Para o vereador Valdir Santos, a sensibilidade e a preocupação do prefeito Edvaldo Nogueira foram demonstradas mais uma vez em prol das pessoas que mais necessitam. "Essa é uma comunidade que se formou há mais de 15 anos, num terreno aparentemente abandonado, e que agora precisava de uma solução definitiva. Essa solução veio através do prefeito", pontuou.