A Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) deu continuidade na manhã desta sexta-feira, 16, à vistoria no conjunto Jardim Costa do Sol, no bairro Aeroporto, iniciada na tarde dessa quinta-feira, 15. A inspeção está sendo realizada por uma equipe de três engenheiros com o objetivo de avaliar as condições de habitação das casas e os prejuízos causados pelas chuvas. O trabalho continua e até o final da semana que vem, quando o município terá uma posição oficial sobre a situação da localidade.
A Prefeitura continua dando assistência às famílias que sofrem com as chuvas. "O prefeito Edvaldo Nogueira vai manter as famílias hospedadas nos hotéis e pousadas até a próxima quarta-feira, 21, que foi o prazo estabelecido com os moradores", explica o secretário executivo do gabinete, Adailton Batista.
"Viemos fazer essa vistoria para avaliar as condições de cada imóvel do Costa do Sul. Queremos garantir que os moradores tenham a maior segurança no retorno às suas casas", disse o engenheiro responsável pela vistoria, Emerson Meireles Carvalho. No caso dos imóveis que não apresentarem condições de habitabilidade, a PMA vai alugar residências para os moradores do Costa do Sol.
Por conta da forte chuva desta madrugada, as ruas voltaram a alagar. Equipes da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) e da Empresa Municipal de Serviços Urbano (Emsurb) estão com seis carros pipas e uma bomba no local fazendo a drenagem da água e a limpeza das ruas.
"Estamos desobstruindo duas redes do canal Heráclito Rollemberg. Essa medida visa garantir que a água da chuva escoe com mais rapidez", explicou o coordenador da Defesa Civil Municipal, Nicanor Moura Neto.
No começo da noite dessa quinta-feira, 15, a Emurb foi ao Costa do Sol junto com a Energisa para ligar as instalações elétricas e verificar se o local oferecia algum tipo de risco aos moradores. "O serviço que estamos fazendo é para garantir que não acontecerá nenhum tipo de choque elétrico ou incêndio nas redes por conta das chuvas", explica o diretor de operações da Emurb, Sandoval Batista.
Residencial Cristal
Paralelamente às vistorias nas residências, a equipe da Prefeitura de Aracaju iniciou as obras de construção do duto por dentro do Condomínio Residencial Cristal, que fica no entorno do Costa do Sol. A medida paliativa de caráter emergencial está sendo executada pela Emurb para facilitar o escoamento das águas que estão represadas na localidade até o canal da avenida Heráclito Rolemberg.
Para a execução dessa obra, foi necessário decretar como áreas de interesse público dois terrenos na vizinhança, além de conseguir, judicialmente, que o duto passe por dentro do Condomínio Residencial Cristal. O juiz substituto da 1ª Vara Federal, Fábio Cordeiro de Lima, deferiu o requerimento formulado pelo município de Aracaju.
Os trabalhos começaram logo cedo, com a limpeza da rede de drenagem do Residencial Cristal, de onde foi retirado um grande volume de lixo doméstico. A equipe da Emurb constatou que equipamentos de lazer e algumas vagas de garagem do condomínio haviam sido construídos de forma irregular sobre o canal de escoamento das águas pluviais, o que gerou um ponto de estrangulamento e contribuiu para o alagamento no Costa do Sol.
"Hoje estamos fazendo uma primeira avaliação através de uma analise topográfica do terreno. Essa análise nos permitirá saber qual o nivelamento do terreno. É ela que vai permitir que saibamos onde poderemos lançar toda a água da chuva. O trabalho já está bem adiantado, inclusive já conseguimos ter acesso às caixas de água e ao canal que passa por baixo do residencial", informou o presidente da Emurb, Paulo Costa.
Histórico
Segundo o presidente da Emurb, Paulo Costa, o Condomínio Cristal foi construído entre os anos de 2002 e 2004. Na época, a Prefeitura de Aracaju tentou por várias vezes embargar a obra, que não tinha autorização e estava sendo executada de maneira irregular, prejudicando a vazão das águas das chuvas para o canal. Entretanto, através de liminares concedidas pela Justiça, o proprietário conseguiu concluir os serviços.
No ano passado, com o alagamento do Costa do Sol no período chuvoso, a Prefeitura de Aracaju tentou entrar no Residencial Cristal para limpar a rede de drenagem e verificar o que estava atrapalhando o escoamento. O proprietário não permitiu a entrada das equipes da Emurb, o que inviabilizou a adoção de medidas emergenciais.
Agora, com a autorização da Justiça, o município pretende reverter o problema identificado no condomínio. A resolução definitiva deve ser alcançada com a construção de mais um canal na localidade. O novo canal, orçado em R$ 26 milhões, deverá desaguar no canal da avenida Beira Mar, evitando enchentes na região. Os recursos vêm do Governo Federal e o município aguarda liberação para iniciar as obras.