Prefeitura realiza curso para formação de agentes de limpeza

Formação para o Trabalho
20/04/2010 12h38

Vinte e cinco moradores do bairro Porto D'Anta e adjacências estão participando de um curso de capacitação para agentes de limpeza ofertado pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Municipal do Trabalho (Fundat). O treinamento, realizado em parceria com o Senac, está acontecendo na Unidade de Qualificação e Produção Paulo da Conceição, no Porto D'Anta.

O curso tem 160 horas-aulas, distribuídas em 40 dias, sempre das 8 às 12 horas. Esta é a segunda semana de treinamento e algumas pessoas já estão com o emprego garantido, restando somente a apresentação do certificado de conclusão do curso. Outros alunos estão se preparando para ter mais chances de ingressar no mercado. São homens e mulheres que querem trabalhar para melhorar suas vidas.

A instrutora de formação do Senac, Alania Menezes, explica que os alunos não aprendem somente a limpeza, mas também técnicas de segurança no trabalho, noções sobre meio-ambiente, ética, ergonomia, comunicação oral e escrita, entre outros conteúdos. "A partir dessas disciplinas, vamos formar profissionais mais preparados para todas as situações", esclarece.

Segundo o presidente da Fundat, Carlos Magno Costa Garcia, antes de determinar a realização de um curso é realizada uma pesquisa para saber quais as tendências do mercado de trabalho e as necessidades da comunidade. "A determinação do prefeito Edvaldo Nogueira é capacitar os cidadãos visualizando sempre a inserção deles no mercado de trabalho", afirma.

Contagem regressiva

A dona de casa Eurides de Oliveira Santos, 52 anos, mãe de cinco filhos, conta que mesmo com a experiência de oito anos na área de limpeza não consegue emprego. "Estou desempregada há dois anos porque todas as empresas que procuro exigem certificado de cursos de capacitação. Por isso tenho a certeza de que, ao término do treinamento, conseguirei trabalho", diz.

A dona de casa Acácia Maria de Abreu Santos, 42, cinco filhos, está contando os dias para o término do curso. "Estou com emprego garantido. Basta eu apresentar o certificado", comemora.

Eliane de Souza Santos, 20 anos, dois filhos, conta que ao se dirigir para um hospital buscando a vaga de agente de limpeza passou nos testes e na entrevista, mas não pôde ficar porque não havia feito o curso. "O meu emprego no hospital só está dependendo do curso. A vaga está garantida", afirma.

O estudante André Felipe Oliveira da Silva, 18 anos, também está frequentando o curso de agente de limpeza. "É o primeiro curso que faço por meio da Fundat e estou adorando. Não fazia ideia que para ser agente de limpeza era necessário tantos conhecimentos", comentou.