Novos educadores assistentes de creche recebem capacitação

Educação
20/04/2010 14h20

Nesta terça-feira, 20, os 110 novos educadores assistentes que irão atuar durante um ano, prorrogável por mais um, na rede de creches mantida pela Prefeitura de Aracaju estão sendo capacitados por técnicos da Secretaria Municipal da Educação (Semed). Reunidos desde ontem no Centro de Aperfeiçoamento de Recursos Humanos (Cemarh), localizado no bairro Siqueira Campos, eles estão conhecendo a proposta pedagógica da educação infantil no que diz respeito ao atendimento de creche e, para isso, desenvolveram práticas pedagógicas através de oficinas.

Recebidos pela coordenadora de Educação Infantil da Semed, Maria José Barreto, e pelos diretores de Ensino e Educação Básica, Niraildes Prado e Evilson Nunes, os profissionais também estão sendo orientados por técnicos do ‘Programa Saúde da Criança e do Adolescente', da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O objetivo é enaltecer a intersetorialidade, com vistas à garantia do atendimento à criança assistida pela creche (0 a 3 anos) na unidade básica de saúde da própria comunidade. Além disso, oferecer capacitações continuadas aos novos educadores assistentes e realizar visitas periódicas nas creches para o controle da saúde do público atendido.

"A Semed, em parceria com a SMS, se propôs a dar suporte ao novo educador assistente de creche para que, entre outras atribuições, esse profissional possa compreender a importância do atendimento médico preventivo às crianças e assim, priorizá-los. Posteriormente, as equipes das unidades básicas de saúde serão sensibilizadas para que haja maior estreitamento de relações com os educadores", declarou a assistente social do ‘Programa Saúde da Criança e do Adolescente', Helga Muller, que compareceu ao Cemarh acompanhada pela coordenadora do programa, Nadiege Gois; pela enfermeira, Magda Dória; e pelo médico pediatra, Byron Ramos.

De acordo com Maria José Barreto, a expectativa é de que os desafios a serem enfrentados pelos novos educadores sejam associados à intenção de trazer importantes melhorias para a educação pública municipal, mais especificamente no âmbito da educação infantil. "Esse novo quadro de educadores surge por meio de aprovação em processo seletivo para contratação imediata, o que torna esses profissionais aptos para o desempenho de suas funções nas creches, mediante suporte pedagógico oferecido pela Semed, que abrange capacitações e reuniões periódicas mantidas em parceria com a SMS", ressaltou a coordenadora de Educação Infantil da Semed.

Para a coordenadora do ‘Programa Saúde da Criança e do Adolescente', Nadiege Gois, é imprescindível tornar conhecido o funcionamento da ‘Rede de Serviços de Aracaju', que compreende a ‘Rede de Atenção Básica', ‘Rede de Urgência e Emergência', ‘Rede Especializada' e ‘Rede de Atenção Psicossocial'. "A depender da necessidade da criança, é possível realizar um fluxo de acompanhamento com recursos disponibilizados por uma unidade básica de saúde para analisar o crescimento e o desenvolvimento da mesma. Serviços, como escovação e vacinação podem ser realizados e, além disso, é possível oferecer suporte às creches no trabalho de alimentação saudável, executado sob a orientação de uma nutricionista", detalhou Nadiege Gois.

Responsabilidade

No que diz respeito à saúde da criança atendida em creche, questões como os principais sinais de alerta, noções de primeiros socorros e os cuidados com as crianças em seus primeiros meses de vida, aspectos abordados em palestra ministrada pelo médico pediatra Byron Ramos, a educadora Elisabete Vasconcelos, 23 anos, concluiu serem extremamente necessárias as orientações em virtude da responsabilidade que compete aos novos profissionais junto às famílias beneficiadas pela rede municipal da educação.

"A partir do momento em que conhecermos as necessidades das crianças, o ambiente em que iremos assisti-las e cada estrutura familiar em questão, poderemos desenvolver o nosso trabalho, enquanto educador assistente de creche. Em harmonia com os demais integrantes da equipe pedagógica e com os profissionais da unidade básica de saúde mais próxima, faremos uso da criatividade para nos adequarmos ao ritmo de trabalho e às suas demandas, de forma a proporcionar o melhor aos meninos e meninas enquanto estiverem sob os nossos cuidados", afirmou a educadora.

Lotação

Na tarde desta terça-feira, os 110 novos educadores assistentes serão dirigidos à sala de reuniões da Semed, onde serão lotados para atuação na rede de creches da Prefeitura de Aracaju. Durante a lotação, eles saberão a creche em que irão atuar e receberão dos técnicos da Semed as devidas orientações.

Para assumir a função de educador assistente, cada candidato passou por um processo seletivo, cujas provas objetivas foram aplicadas no último dia 28 de fevereiro, sendo que os aprovados foram convocados para a entrega de títulos no dia 12 de março. A remuneração bruta desses profissionais será de R$ 660 para uma jornada de trabalho de 40 horas semanais.