Nova praça do bairro Jardins conta com equipamentos para idosos

Infraestrutura
20/04/2010 15h55

Além de ser mais um espaço para o lazer da comunidade, a praça Missionária Zilda Arns, localizada no bairro Jardins, é composta de uma área com equipamentos de atividades físicas para idosos, promovendo, assim, a inclusão social e uma vida saudável. O projeto executado pela Prefeitura de Aracaju inclui ainda parque infantil, iluminação pública, bancos, estacionamento com 14 vagas de garagem, dois quiosques, pista de caminhada e paisagismo.

A arquiteta que projetou a praça, Angélica Rocha, idealizou a área de convivência voltada para esportes a fim de melhorar a qualidade de vida dos frequentadores.  A arquiteta pensou num espaço circular no meio dessa área de esportes para possíveis atividades promovidas pela Academia da Cidade.  "Junto ao espaço circular nós inserimos esses equipamentos, e cada um tem uma função específica para cada membro do corpo. Isso é uma inovação na cidade", afirma Angélica.

Ainda segundo a arquiteta, a praça Missionária Zilda Arns é a primeira de Aracaju a receber equipamentos adaptados para pessoas da terceira idade, experiência que deve ser estendida para outras praças. O ambiente contém um mural explicativo, informando que antes de qualquer tipo de exercício físico deve-se fazer uma série de alongamentos, evitando assim lesões. O outro lado do mural mostra os aparelhos e qual membro do corpo ele favorece. Também alerta os adultos que crianças devem estar acompanhadas dos mesmo,  em qualquer atividade.

Esportes

Na área de esportes foram construídos alguns quiosques e a grade de proteção contém imagens de pessoas fazendo exercícios. No local também há pista de caminhada, parque infantil e mesas que estimulam os jogos. "O paisagismo foi preservado, para que as pessoas aprendam a conviver com os ciclos da natureza", disse Angélica Rocha. O terreno onde foi construída a praça pertencia ao Colégio Estadual Gonçalo Rollemberg Leite, e a obra é fruto da parceria entre Governo Estadual e Prefeitura de Aracaju.

População

A moradora da região, Eugênia Amaral do Sacramento, estava conferindo a praça pela primeira vez e já apreciou a novidade. "Eu estou achando muito bom. Nós não tínhamos condição para fazer uma caminhada. Quem tem saúde podia ir para outro lugar, mas quem não tem ficava somente no prédio. Eu moro aqui na frente e estou achando bom, principalmente para as crianças. Dá uma sensação de maior segurança, já que antes havia um terreno baldio aqui", afirmou Eugênia.