Programa DST/Aids de Aracaju está entre os melhores do Brasil

Saúde
20/04/2010 18h02

O Programa DST/Aids e Hepatites Virais de Aracaju ocupou posição de destaque em recente avaliação do Ministério da Saúde. A capital sergipana é a terceira melhor do Brasil segundo relatório que monitora os Planos de Ações e Metas (PAM) de incentivo da Política Nacional de DST e HIV/Aids. Na avaliação, referente ao ano de 2009, Aracaju teve um aproveitamento de 96,98% da implementação do PAM, índice superado apenas pelas cidades de São Paulo e Curitiba, que alcançaram 99,02 e 98,34%, respectivamente.

A análise, feita anualmente, acompanha o cumprimento e evolução das metas programadas, dos indicadores de DST, dos recursos financeiros aplicados e do cumprimento das pactuações para disponibilização de medicamentos e preservativos. "Além de acompanhar esses andamentos, o relatório serve para subsidiar tomada de decisões locais, na medida em que aponta a situação de cumprimento das metas de implementação das ações de prevenção e melhoria da qualidade de vida das pessoas vivendo com DST, HIV e Aids" explica a técnica do Programa DST/Aids e Hepatites Virais de Aracaju, Darcy Angely.

No relatório do Ministério da Saúde, Aracaju está entre as seis capitais brasileiras que apresentaram desempenho acima de 90%, no eixo relativo ao acompanhamento da evolução dos recursos financeiros. O coordenador do Programa Municipal DST/Aids e Hepatites Virais, Andrey Lemos, evidencia os fatores que contribuíram para Aracaju ter sido eleita a terceira do ranking, na lista dos municípios que melhor utilizaram o incentivo na política das DST/HIV/Aids.

"O que favoreceu esse resultado foi a otimização do trabalho em equipe e dos recursos disponíveis. A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, vem reafirmando o compromisso com a saúde da população, consolidando a universalização e integralização dos nossos serviços. O desenvolvimento de ações estratégicas de prevenção, promoção, diagnóstico e tratamento, utilizando a intersetorialidade como mecanismo indispensável para ampliação da cobertura da nossa política de saúde ,foi imprescindível para alcançarmos esse patamar", destacou Andrey.

Ações implementadas

Entre as ações implementadas que situam Aracaju entre as três cidades mais bem colocadas no monitoramento da Política Nacional de DST e HIV/Aids, destacam-se: o Programa Saúde e Prevenção nas Escolas; o Plano Municipal de Enfrentamento da Feminização da Aids; as campanhas de prevenção em grandes eventos como Projeto Verão, Pré-Caju, Carnaval, Dia da Mulher, Forró Caju e Dia Mundial de Luta Contra a Aids; as capacitações dos profissionais da rede, as parcerias com organizações da Sociedade Civil; as ações educativas em empresas e com populações específicas; a garantia do acesso ao tratamento das DST/Aids, a disponibilização dos preservativos e a vigilância das Doenças Sexualmente Transmissíveis, entre outras. Iniciativas como essas,são apontadas como garantidoras do êxito da política municipal de saúde.