Aracaju sedia Encontro dos Sindicatos Patronais

Agência Aracaju de Notícias
22/04/2010 08h41
Início > Notícias > Aracaju sedia Encontro dos Sindicatos Patronais

Mais de 700 representantes de 23 estados estão participando do 26º Encontro Nacional dos Sindicatos Patronais do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, que acontece até esta sexta-feira, 23, no Hotel Parque dos Coqueiros, em Aracaju. O evento, que tem o apoio da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), foi aberto na noite dessa quarta, 21, no Teatro Tobias Barreto, durante solenidade que contou com as presenças do prefeito da capital sergipana, Edvaldo Nogueira, do governador do Estado, Marcelo Déda, e com uma apresentação especial da Orquestra Sanfônica de Aracaju, criada e mantida pela PMA.  

Além de aproximar e unir os sindicatos que representam os empresários do terceiro setor de todo o Brasil, o encontro tem como meta discutir a importância da gestão participativa, tema central do evento. Durante toda a programação serão realizadas palestras e debates sobre temas variados, como o impacto da gestão pública sobre o comércio, o desenvolvimento de pólos comerciais, contribuições sindicais, comércio informal e suas consequências, e desoneração tributária.

Na abertura do encontro, Edvaldo Nogueira destacou o simbolismo da data - 21 de abril - e a importância do comércio para a economia brasileira. "O dia 21 de abril é dedicado à memória de Tiradentes, que sonhou com uma nação livre, independente, lutou por um país que mais tarde se concretizou e hoje temos a obrigação de tornar cada vez mais justo, democrático e soberano. E o setor terciário é muito importante para o progresso e para o desenvolvimento da nação. No ano passado, por exemplo, juntamente com o governo, o comércio segurou a economia nacional e ajudou o Brasil a superar rapidamente a crise mundial", disse.

Convite

O prefeito de Aracaju também convidou a todos para conhecer a cidade e desfrutar do que Aracaju tem de melhor. "Desejo que durante este encontro todos trabalhem bastante, discutam temas relevantes e façam florescer ideias que ajudem nosso país a se desenvolver. Mas também reservem um tempo para conhecer as nossas ruas, praias, pratos típicos, o nosso forró e desfrutem da beleza, hospitalidade e generosidade do nosso povo. Aracaju, a capital brasileira da qualidade de vida, se sente orgulhosa e feliz de recebê-los", afirmou Edvaldo.

O convite foi reforçado por Abel Gomes da Rocha Filho, presidente da Associação dos Sindicatos Patronais do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Sergipe (ASP/SE), entidade criada pelo Conselho de Representantes da Fecomércio/SE para realizar o evento. "Todos vocês que participam deste encontro terão a oportunidade de conhecer nossa cultura, artesanato, folclore, culinária, as nossas potencialidades turísticas, e o melhor de tudo: o nosso povo, que é conhecido por sua alegria e hospitalidade", ressaltou, lembrando que o evento traz benefícios financeiros para o Estado ao movimentar a economia local.

Evolução

Durante a solenidade de abertura, o presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Antônio Santos, lembrou a história do sindicalismo, desde o governo de Getúlio Vargas. Segundo ele, a evolução começou com a Constituição de 1988, que retirou o controle do governo sobre os sindicatos. A partir daí, segundo ele, teve início a estruturação e a organização dos sindicatos, processo que culminou na criação de somente uma federação representativa em cada estado, congregando todos os 946 sindicatos do setor terciário de todo o país.

Com os sindicatos organizados, sucessivos encontros foram acontecendo. "Tudo isso foi possível porque os sindicatos resolveram se unir, foram tomados pelo espírito da solidariedade e do companheirismo. Hoje estamos aqui para reverenciar, para prestar nossa homenagem aos 946 sindicatos de todo o Brasil, e aos seus presidentes e diretores, que diariamente trabalham na defesa não de interesses pessoais, mas de interesses coletivos de mais de 6 milhões de empresários de todo o país", afirmou Antônio Santos, lembrando que o comércio é o setor que mais emprega no país, sendo responsável por cerca de 16 milhões posto de trabalho.

Aliado

Para o governador Marcelo Déda, o setor terciário é um aliado indispensável do crescimento sustentado e do desenvolvimento socialmente justo e ambientalmente equilibrado. "Por isso o Estado de Sergipe está honrado em sediar em sua bela capital este evento de tanta relevância. É louvável reunir sindicatos do Brasil inteiro para discutir eficiência, incorporando a idéia da gestão participativa", disse.

"Devemos ver as opiniões e idéias como elementos indispensáveis e abrir de uma vez por todas essa perspectiva positiva de não acreditar que o sucesso de uma organização, seja ela empresarial, sindical ou política, é fruto da genialidade de uma única pessoa. Quanto mais capazes formos de mobilizar a coletividade, mais sucesso terão os nossos planos, mais rapidamente alcançaremos as nossas metas, e de forma mais consolidada chegaremos ao sucesso", defendeu o governador.  

Orquestra

A abertura do encontro foi encerrada com uma apresentação especial da Orquestra Sanfônica de Aracaju. Sob a regência do maestro Evanilson Vieira, o grupo formado por 26 músicos, sendo 22 sanfoneiros, apresentou clássicos da música brasileira e nordestina, a exemplo de Brasileirinho e Asa Branca. A performance de Robertinho dos Oito Baixos, integrante da orquestra, empolgou o público, que aplaudiu de pé a apresentação.