A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), tem adotado medidas para diminuir o índice de evasão escolar dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Hoje cerca de 5 mil alunos dos ensinos fundamental e médio estão matriculados em 25 escolas que desenvolvem o programa. Os motivos para abandonar as salas de aula são os mais diversos, desde constantes mudanças de moradia, trabalho, marido que não deixa sua esposa frequentar as aulas, até problemas oftalmológicos.
Compreendendo a necessidade do ensino de qualidade e a importância de oferecer oportunidade de estudo aos jovens e adultos da capital, a Semed tem feito monitorias periódicas nas escolas para verificar as condições de ensino e o desempenho escolar dos alunos. "Nas visitas às escolas, nós constatamos a qualidade da merenda, a metodologia de ensino que os professores estão utilizando na sala de aula. Além disso, averiguamos se os recursos estão sendo repassados para as escolas", explica a coordenadora da EJA, Izabel Cristina Santos.
Para atender melhor esses estudantes que ingressam na EJA no ensino fundamental aos 15 anos, e também no ensino médio aos 18, a secretaria tem desenvolvido o projeto ‘Horário dos Professores', onde os professores recebem orientações para melhorar o trabalho em sala de aula, através de uma metodologia especifica, já que o perfil dos alunos da EJA é diferenciado, tanto por conta da idade, quanto pela questão social.
Atrativos
A Semed criou um método pedagógico próprio, onde o professor e o aluno constroem juntos o conhecimento. "A EJA atende desde jovens de 15 anos até adultos. Aproveitamos essa diversidade de experiências de vida para construir o conhecimento com os próprios alunos. Realizamos ainda diversas oficinas, que dão um caráter mais lúdico às aulas, e ainda damos sugestões de atividades", conta Izabel Cristina.
A Escola Presidente Vargas, no bairro Siqueira Campos, é um bom exemplo do trabalho que a Semed tem desenvolvido para atrair a juventude à escola e para dar oportunidade de acesso ao ensino para adultos. "Esse trabalho foi muito interessante. Passamos um dia inteiro panfletando e afixando cartazes na escola e por toda comunidade, com o objetivo de conscientizar a todos sobre a importância da educação", declara Izabel.
Parceria
A Semed trabalha hoje em parceria com o Governo Federal, através do Programa Brasil Alfabetizado (PBA), programa que o MEC realiza desde 2003 e é voltado para a alfabetização de jovens, adultos e idosos. Em Aracaju, o PBA atende em média 2 mil alunos em 70 turmas.
O Brasil Alfabetizado é desenvolvido em todo o território nacional, com o atendimento prioritário a 1.928 municípios que apresentam taxa de analfabetismo igual ou superior a 25%. Desse total, 90% localizam-se na região Nordeste. Esses municípios recebem apoio técnico na implementação das ações do programa, visando garantir a continuidade dos estudos às pessoas em processo de alfabetização.