Prefeitura reúne moradores do Costa do Sol

Agência Aracaju de Notícias
22/04/2010 13h57
Início > Notícias > Prefeitura reúne moradores do Costa do Sol

Preocupado com a situação das 70 famílias que sofrem com os efeitos da chuva no conjunto Costa do Sol, na Zona de Expansão de Aracaju, o prefeito Edvaldo Nogueira convidou os moradores da localidade para uma nova reunião, ocorrida na manhã desta quinta, dia 22. O prefeito, entretanto, não pôde participar do encontro porque viajou logo cedo à Brasília junto com o governador do Estado, Marcelo Déda. O objetivo é buscar recursos para a viabilização das obras que ajudarão a resolver o problema dos alagamentos no Costa do Sol e em outros locais da cidade.

Por isso, a reunião com os moradores foi coordenada pelo vice-prefeito de Aracaju, Silvio Santos, com a presença do presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Paulo Costa, do procurador geral do município, Luis Carlos Oliveira, e do coordenador da Defesa Civil Municipal, Nicanor Moura Neto.

Segundo determinação judicial, termina hoje o prazo de hospedagem das famílias em hotéis e pousadas da cidade. Para resolver a situação, representantes da Prefeitura de Aracaju participarão de uma audiência na Justiça Federal, hoje, às 15h. Na ocasião, a juíza da 1ª Vara Federal, Delma Maria Santos, apreciará os laudos da Defesa Civil Municipal, da Vigilância Sanitária e do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) sobre a situação dos imóveis do Costa do Sol.

De acordo com Silvio Santos, todas as famílias continuarão recebendo assistência da prefeitura, independente da determinação judicial. "A determinação da juíza depende do resultado dos laudos e da perícia dos agentes judiciais. No entanto, as ações continuam em andamento. As obras do canal emergencial no condomínio Cristal caminham no ritmo previsto e a PMA providenciará casas para alugar, caso a juíza determine que as residências ainda não têm condições de habitabilidade", explicou o vice-prefeito.

Vistoria

Os laudos que serão avaliados pela juíza da 1ª Vara Federal foram elaborados depois de uma minuciosa vistoria realizada nas casas do conjunto. Das 70 residências, apenas quatro não puderam ser vistoriadas. Uma delas está trancada e a Prefeitura aguarda a liberação da chave por parte da corretora responsável. Os moradores das outras três ainda não foram encontrados para acompanhar o trabalho de vistoria.

Segundo o vice-prefeito de Aracaju, a eficiência das ações da PMA no local não só ajudou a evitar uma tragédia maior, como também antecipou as próximas atividades. "Graças à agilidade das equipes que foram ao local, elaboramos em caráter de urgência esse laudo, que identifica se há casas que apresentam trincamentos, rachaduras, paredes com fungos, águas insalubres, entre outras questões que impedem o retorno dos moradores. Não podemos fazer as coisas de qualquer jeito só porque o problema é urgente. Agindo com responsabilidade é que vamos garantir a segurança da população", garantiu Sílvio Santos.

Obra

Para solucionar de forma emergencial o problema dos alagamentos na região, a PMA iniciou na última sexta, dia 16, as obras de construção de um duto que entra pelo Condomínio Residencial Cristal, localizado no entorno do Jardim Costa do Sol. A medida paliativa de caráter emergencial está sendo executada pela Emurb para facilitar o escoamento das águas que estão represadas na localidade até o canal Heráclito Rollemberg, na avenida Beira Mar.

De acordo com o presidente da Emurb, Paulo Costa, as providências já estão sendo tomadas para amenizar o problema enquanto as obras do novo canal não são iniciadas. "A obra que está em andamento no Condomínio Cristal será concluída em 30 dias, pois trabalhamos a todo vapor para resolver logo a questão. Não é uma obra definitiva, mas paliativa, para tirar a água mais rapidamente do local. Uma nova tubulação trabalhará em paralelo ao canal que está localizado na avenida Hildete Falcão Batista", afirmou Paulo.

Ao todo, o investimento chega a R$ 1,2 milhão. Para a execução dessa obra, foi necessário decretar como áreas de interesse público dois terrenos na vizinhança, além de conseguir, judicialmente, que o duto passe por dentro do Condomínio Residencial Cristal. O juiz substituto da 1ª Vara Federal, Fábio Cordeiro de Lima, deferiu o requerimento formulado pelo município de Aracaju.

Mas a resolução definitiva do problema deve ser alcançada com a construção de mais um canal na localidade. O novo canal, orçado em R$ 26 milhões, deverá desaguar no canal da avenida Beira Mar, evitando enchentes na região. Os recursos vêm do Governo Federal e o município aguarda liberação para iniciar as obras.