Abrigados recebem assistência médica

Saúde
22/04/2010 17h39
Início > Notícias > Abrigados recebem assistência médica

Nesta quinta-feira, dia 22, profissionais da Vigilância em Saúde e da Rede de Atenção Básica (REAB) da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) intensificaram ações de assistência às famílias que, por conta das chuvas fortes que atingiram o bairro Santa Maria, encontram-se abrigadas nas escolas da localidade.

Nas Escolas Vitória de Santa Maria, Laonte Gama e Barão de Mauá, cerca de 700 pessoas receberam orientações sobre higiene pessoal, saúde bucal e contracepção. Equipes das Unidades de Saúde da Família (USFs) distribuíram kits de higiene com escova e pasta de dente e preservativos.

Segundo a gerente da USF Elizabeth Pita, Mariana Aragão, que coordenou as ações na Escola Vitória de Santa Maria, as atividades são fundamentais para reforçar os cuidados que as pessoas devem ter com a saúde e a higiene pessoal. "Nós medidos a pressão arterial das pessoas e encaminhamos as mulheres para a marcação de consultas para que elas façam exame de lâmina. Isso tudo é muito importante para que todos se acostumem a frequentar as Unidades de Saúde e a buscar serviços médicos", afirmou Mariana.

As crianças também tiveram atenção especial. "A doutora Nadieje Góes, coordenadora de Saúde da Criança da SMS, fez terapia comunitária com as crianças, e as dentistas da rede municipal estão ensinando os pequeninos a cuidar bem dos dentes", explicou Laura Cardoso, coordenadora das ações na Escola Laonte Gama e da Atenção Básica da 2ª Região, que compreende os bairros Santa Maria e São Conrado.

Orientações

Para a odontóloga Juçara Brandão Teles, da USF Osvaldo Leite, a ação é uma forma de mostrar às crianças a importância da súde bucal. "Estamos mostrando às crianças a técnica da escovação e vídeos educativos que mostram que a saúde bucal faz parte da saúde geral", afirmou a dentista, ao lado da também odontóloga, doutora Cláudia Tavares, que coordenou a exibição de vídeos.

As gestantes e mães com criança de colo também receberam orientação sobre alimentação saudável e amamentação, a exemplo da auxiliar de salão de leleza Luzimara dos Santos. "Tenho um filho de um mês e já estava pensando em alimentar minha criança com 'gogó' para poder voltar a trabalhar. Mas o pessoal me orientou a continuar amamentando pelos próximos meses", disse Luzimara.