Aracaju recebe Prêmio Brasil Sorridente

Saúde
26/04/2010 10h40
Início > Noticias > 41406

Na última sexta-feira, 23, Aracaju foi agraciada com o prêmio Brasil Sorridente, criado pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO) para valorizar prefeituras que se destacam na implantação de Políticas Públicas de Saúde Bucal. A capital sergipana conquistou o primeiro lugar na categoria que reuniu municípios com mais de 300 mil habitantes, ficando na frente de cidades como Florianópolis (SC) e Fortaleza (CE).

A solenidade de entrega do prêmio aconteceu na sede do CFO, na cidade do Rio de Janeiro, e contou com a participação do secretário municipal de Saúde de Aracaju, Antônio Samarone, e do prefeito Edvaldo Nogueira, que discursou em nome de todos os municípios premiados.

Segundo Edvaldo, a Prefeitura de Aracaju vem empreendendo esforços contínuos para qualificar cada vez mais o programa municipal de Saúde Bucal, e os resultados vêm sendo reconhecidos nacionalmente. "Esse prêmio é uma prova de que estamos no caminho certo. O Ministério da Saúde já havia apontado Aracaju como a capital brasileira da qualidade de vida. Agora somos também a capital brasileira do sorriso", disse.

Aracaju conquistou o prêmio porque apresentou os melhores indicadores relativos ao número de habitantes por número de cirurgiões dentistas, número de equipes de saúde bucal e da saúde da família, quantidade de policlínicas e também de centros especializados de odontologia. O município teve ainda o menor nível epidemiológico de cárie entre as cidades concorrentes em sua categoria.

Além disso, a prefeitura tem capacitado constantemente os profissionais de odontologia e tem pago os melhores salários aos cirurgiões-dentistas entre as cidades analisadas. A capital sergipana possui hoje uma população estimada em 544 mil habitantes, dos quais 486 mil são atendidos pelo SUS, o que significa um índice de cobertura de 96%.

Municípios premiados

Este ano, 26 municípios de 14 Estados concorreram ao prêmio, que inclui um consultório odontológico fornecido pela empresa Dabi Atlante. O resultado foi divulgado no dia 19 de março, após avaliação feita pela comissão responsável pela análise das cidades candidatas.

Além de Aracaju, outras três cidades foram premiadas. São Gonçalo do Amarante (CE) foi o vencedor na categoria até 50 mil habitantes. Horizonte (CE) e Estância (SE) dividiram o prêmio destinado às cidades com população entre 50 mil e 300 mil habitantes.